Moreira, Plínio Cavalcanti; Cury, Helena Noronha; Vianna, Carlos Roberto (2005). Por que análise real na licenciatura? ZETETIKÉ. Revista de Educação Matemática, 13(1), pp. 11-42 .
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 132Kb |
URL Oficial: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ze...
Resumen
Neste trabalho analisamos as respostas apresentadas por 31 matemáticos a um questionário sobre ementa, bibliografia e o papel da disciplina análise real nos cursos de licenciatura em matemática. Os respondentes são matemáticos que trabalham em 14 das principais instituições universitárias e de pesquisa no brasil. As respostas foram submetidas a um processo de unitarização para a construção de categorias, segundo a abordagem metodológica da análise de conteúdo. Descrevemos três categorias que sintetizam os argumentos dos respondentes em favor da obrigatoriedade da disciplina no curso de licenciatura. Discutimos esses argumentos, situando-os em relação a estudos atuais sobre formação do professor de matemática da escola básica e levantamos algumas questões para o prosseguimento do debate.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Análisis didáctico 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Encuestas 05. Profesor > Formación de profesores > Inicial |
Nivel Educativo: | Título de grado universitario Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 29409 |
Depositado Por: | Monitor Funes 2 |
Depositado En: | 31 May 2022 17:04 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 31 May 2022 17:04 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento