Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Como professores iniciantes percebem o que fazem na sala de aula de matemática

Ferreira, Daiana Estrela; Barboza, Pedro Lúcio (2019). Como professores iniciantes percebem o que fazem na sala de aula de matemática. Educação Matemática Pesquisa, 21(2), pp. 335-352 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

288Kb

URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index

Resumen

O presente artigo tem o objetivo de relatar como os professores de matemática em início de carreira percebem o seu fazer pedagógico na sala de aula. Com enfoque qualitativo, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professores de matemática de escolas públicas, sendo todos iniciantes com até três anos de experiência. Os relatos dos participantes sugerem que muitos dos problemas que ocorrem no início da carreira se devem as lacunas existentes nos cursos de formação inicial. Os professores iniciantes sentem a necessidade em repensar o ensino e têm dificuldades na relação com professores mais experientes no magistério, às vezes, sendo desestimulados por estes, o que acaba por causar algumas percepções negativas quanto às condições para o exercício das suas atividades.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Entrevistas
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
05. Profesor > Formación de profesores > Inicial
05. Profesor > El papel del profesor
05. Profesor > Desarrollo del profesor
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:29504
Depositado Por:Monitor Funes 6
Depositado En:08 Jul 2022 20:53
Fecha de Modificación Más Reciente:08 Jul 2022 20:53
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario