Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

O pensamento funcional e a capacidade de perceber o pensamento funcional de futuras educadoras e professoras dos anos iniciais

Cabral, Joana; Oliveira, Hélia; Mendes, Fátima (2019). O pensamento funcional e a capacidade de perceber o pensamento funcional de futuras educadoras e professoras dos anos iniciais. Educação Matemática Pesquisa, 21(3), pp. 50-74 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

673Kb

URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index

Resumen

Este artigo propõe-se caracterizar o pensamento funcional de futuras educadoras e professoras (FEPs) e a sua capacidade de perceber (noticing) o pensamento funcional de alunos dos anos iniciais, no âmbito da resolução de tarefas sobre sequências pictóricas crescentes. Pretende-se, também, refletir sobre a relevância de uma intervenção centrada na Early Algebra na formação de FEPs. A metodologia adotada é qualitativa, sendo os dados recolhidos por meio da observação participante e da recolha documental. Os resultados evidenciam que a experiência contribuiu para o aprofundamento do pensamento funcional das FEPs e que, no que se refere à capacidade de perceber o pensamento algébrico dos alunos, as FEPs atendem a diversos aspetos chave que permitem caracterizar o seu pensamento funcional.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
10. Otras nociones de Educación Matemática > Enfoques de las matemáticas escolares > Funcional
13. Matemáticas escolares > Álgebra > _Otro (álgebra)
05. Profesor > Formación de profesores > Inicial
Otros términos clave específicos no incluidos en las secciones anteriores > T-Z > Tarea
Nivel Educativo:Título de grado universitario
Educación Infantil (0-6 años)
Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:29518
Depositado Por:Monitor Funes 6
Depositado En:08 Jul 2022 19:45
Fecha de Modificación Más Reciente:08 Jul 2022 19:45
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario