Cabral, Joana; Oliveira, Hélia; Mendes, Fátima (2019). O pensamento funcional e a capacidade de perceber o pensamento funcional de futuras educadoras e professoras dos anos iniciais. Educação Matemática Pesquisa, 21(3), pp. 50-74 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 673Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
Este artigo propõe-se caracterizar o pensamento funcional de futuras educadoras e professoras (FEPs) e a sua capacidade de perceber (noticing) o pensamento funcional de alunos dos anos iniciais, no âmbito da resolução de tarefas sobre sequências pictóricas crescentes. Pretende-se, também, refletir sobre a relevância de uma intervenção centrada na Early Algebra na formação de FEPs. A metodologia adotada é qualitativa, sendo os dados recolhidos por meio da observação participante e da recolha documental. Os resultados evidenciam que a experiência contribuiu para o aprofundamento do pensamento funcional das FEPs e que, no que se refere à capacidade de perceber o pensamento algébrico dos alunos, as FEPs atendem a diversos aspetos chave que permitem caracterizar o seu pensamento funcional.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 10. Otras nociones de Educación Matemática > Enfoques de las matemáticas escolares > Funcional 13. Matemáticas escolares > Álgebra > _Otro (álgebra) 05. Profesor > Formación de profesores > Inicial Otros términos clave específicos no incluidos en las secciones anteriores > T-Z > Tarea |
Nivel Educativo: | Título de grado universitario Educación Infantil (0-6 años) Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 29518 |
Depositado Por: | Monitor Funes 6 |
Depositado En: | 08 Jul 2022 19:45 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 08 Jul 2022 19:45 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento