Langwinski, Luani Griggio; Bassoi, Tânia Stella (2019). A prática do professor no ensino de álgebra e os registros de representação semiótica. Educação Matemática Pesquisa, 21(3), pp. 272-295 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 378Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
O texto apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida com cinco professores do 8° ano envolvidos no ensino de álgebra. O referencial teórico e metodológico apoia-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. A pesquisa buscou responder “que atividades os professores propõem para o ensino da Álgebra?”, De cunho qualitativo, teve como objetivo compreender o(s) modo(s) como o professor mobiliza os conteúdos algébricos em aulas de matemática. Sinalizamos que, apesar do destaque dado ao tratamento algébrico, dos registros de representação utilizados, produzidos e elaborados pelos professores cabe destacar que: existe um esforço por parte dos professores em minimizar as dificuldades dos alunos, para isso fazem analogias, em que se sobressaem a representação numérica.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Semiótica 13. Matemáticas escolares > Álgebra > _Otro (álgebra) 06. Aprendizaje > Cognición > Dificultades 05. Profesor > El papel del profesor 10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Numérico 05. Profesor > Desarrollo del profesor |
Nivel Educativo: | Estudios de posgrado Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 29547 |
Depositado Por: | Monitor Funes 6 |
Depositado En: | 08 Jul 2022 13:41 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 08 Jul 2022 13:41 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento