Mota, Aline (2019). Formação do conceito de transformação linear de acordo com os pressupostos de Davydov. Educação Matemática Pesquisa, 21(3), pp. 438-463 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 365Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
Este artigo objetiva compreender e analisar as contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para o ensino de Álgebra Linear, tendo em vista a aprendizagem do conceito de transformação linear. A questão de pesquisa foi: que repercussões teriam, no processo de formação de conceitos pelos alunos, o ensino do conceito de transformação linear fundamentado na teoria histórico-cultural, em específico, na teoria do ensino desenvolvimental de Davydov? A metodologia utilizada foi um experimento didático formativo, pautado nos pressupostos davydovianos. Dentre os resultados obtidos tem-se: o desenvolvimento da capacidade de pensar a Matemática de acordo com a forma de pensar dessa ciência e indícios de mudanças qualitativas no desenvolvimento do pensamento teórico quanto ao conceito de transformação linear.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática 07. Enseñanza > Planificación del profesor > _Otro (planificación del profesor) 14. Matemáticas superiores > Algebra (matemáticas superiores) |
Nivel Educativo: | Título de grado universitario |
Código ID: | 29565 |
Depositado Por: | Monitor Funes 6 |
Depositado En: | 07 Jul 2022 21:41 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 07 Jul 2022 21:41 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento