Júnior, José Vieira do Nascimento; Carvalho, Edmo Fernandes; Farias, Luiz Marcio Santos (2019). As três dimensões do Percurso de Estudo e Pesquisa: teórica, metodológica de pesquisa e dispositivo didático. Educação Matemática Pesquisa, 21(5), pp. 363-373 .
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 286Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
Este artigo, traz um recorte a respeito das dimensões teórica, investigativa e didática dos percursos de estudo e pesquisa à luz do referencial da teoria antropológica do didático. Nas discussões focamos as principais características desses percursos e destacamos suas dialéticas. Abordamos as metodologias da Engenharia Didática, Inquiry Based Learning e noções como atividade matemática, funções didáticas: cronogênese, mesogênese e topogênese, além do papel das praxeologias de ensino e investigação. Dentre os problemas teóricos discutidos destacam-se as dificuldades de implementação desses percursos nas práticas de ensino e na investigação em didática, como ir além de uma abordagem monodisciplinar da matemática para uma codisciplinar, e do monumentalismo dos saberes rumo à pedagogia do questionamento do mundo.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Didáctica francesa 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > _Otro (investigación e innovación en Educación Matemática) |
Nivel Educativo: | Estudios de posgrado |
Código ID: | 29740 |
Depositado Por: | Monitor Funes 4 |
Depositado En: | 21 May 2022 10:18 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 21 May 2022 10:18 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento