Gonçalves, Kleber Ramos; Bittar, Marilena (2019). O bloco do saber do conjunto dos inteiros relativos. Educação Matemática Pesquisa, 21(5), pp. 455-468 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 373Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
Nesse artigo apresentamos um esboço de algumas reflexões advindas da nossa pesquisa acerca do conjunto dos números inteiros relativos. Os resultados que obtivemos nos deixaram alguns desconfortos, que nos movimentaram e nos proporcionaram que refletíssemos acerca das dificuldades que encontramos em nossos processos de análises. Nossa dificuldade se deu quando modelamos as propostas de ensino contidas em um livro didático. Do nosso referencial teórico e metodológico, dentre as ferramentas que mobilizamos, destacamos o bloco do saber. Esse bloco permite justificar as técnicas utilizadas para a resolução das tarefas propostas, e será essa parte da modelagem que nos propomos a estudar e entender, justamente pela nossa dificuldade em modelar e descrever esses elementos de uma praxeologia. Nossa escrita perpassará alguns outros aspectos dos processos de ensino dos números inteiros relativos que se mostraram importantes para os estudos dessas justificativas para as técnicas mobilizadas.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza Otros términos clave específicos no incluidos en las secciones anteriores > T-Z > Tarea 13. Matemáticas escolares > Números > Estructuras numéricas > Números enteros |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 29747 |
Depositado Por: | Monitor Funes 4 |
Depositado En: | 20 May 2022 17:40 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 20 May 2022 17:40 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento