Leao, Alex; Chibiaque, Francieli; Pessano, Edward (2021). O processo de formação continuada em um grupo de professores de matemática: percepções, trajetória e práxis. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, 16, pp. 1-21 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 474Kb |
URL Oficial: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat
Resumen
Neste artigo se compartilham resultados de uma investigação que se propôs analisar as particularidades que se evidenciaram em um curso de formação continuada, o qual visou contribuir para a prática do professor reflexivo, para o conhecimento didático e matemático do professor de Matemática. O estudo se apoia no conceito de desenvolvimento profissional docente para professores de matemática, e faz uso de seis objetivos de Sowder (2007) para análise dos resultados. A partir da análise textual discursiva, foram encontradas seis categorias, as quais apontaram que as formações precisam favorecer a práxis docente, e para tal, a escola precisa se responsabilizar pela formação de seus professores, apresentando grande potencial para ser o centro da formação, proporcionando momentos de reflexão, troca de experiências, a fim de que os professores possam repensar suas crenças e realizar planejamentos em conjunto
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Metodologías > Análisis del discurso 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 05. Profesor > Formación de profesores > Continua-Permanente 05. Profesor > Desarrollo del profesor |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Media (17 y 18 años) Educación Secundaria Básica (13-16 años) Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 29762 |
Depositado Por: | Monitor Funes 8 |
Depositado En: | 21 Jul 2022 22:21 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 21 Jul 2022 22:21 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento