Ferrasa, Ingrid; Silva, Giane Correia; Miquelin, Awdry; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; Junior, Guatacara (2021). Os ‘eventos de instrução’ de Gagné implicados aos jogos de quiz na matemática. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, 16, pp. 1-26 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 567Kb |
URL Oficial: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat
Resumen
Objetivamos nesta pesquisa compreender de que maneira se efetiva o processo de aprendizagem da Matemática, em uma turma de 9º ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública do Paraná. Para tanto, analisamos a execução de jogos de quiz no decorrer de um ano letivo, segundo os ‘eventos de instrução’ externo para a aprendizagem de Robert Gagné. Utilizando a base metodológica da grounded theory para a coleta e análise dos dados da pesquisa, os resultados revelam que os eventos de instrução se fazem presentes em estratégias didáticas de jogos de quiz em sala de aula, na aprendizagem da matemática. Apontamos ainda o ‘cativar o questionamento’ como um possível evento de instrução externo que pode satisfazer ou mesmo fornecer condições para o aprendizado com quizzes elaborados e desenvolvidos pelos próprios estudantes.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Otro (resolución de problemas) 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Encuestas 10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Situaciones |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 29771 |
Depositado Por: | Monitor Funes 8 |
Depositado En: | 21 Jul 2022 15:47 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 21 Jul 2022 15:50 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento