Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Literatura de Malba Tahan e metodologias ativas: ensino significativo de matemática

França, Maria Silvia Almeida de Souza; Tomachuk, Célia Regina (2021). Literatura de Malba Tahan e metodologias ativas: ensino significativo de matemática. Caminhos da Educação Matemática em Revista, 11(2), pp. 1-15 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

333Kb

URL Oficial: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_...

Resumen

O presente artigo traz uma reflexão acerca do atual ensino de matemática e evidencia o quanto a literatura de Malba Tahan pode contribuir para uma aprendizagem por metodologia ativa. Ap roposta de ensino de Malba Tahan vem ao encontro de renomados escritores que defendem as metodologias ativas como forma de engajar o aluno e torná-lo um cidadão crítico e autônomo. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa para identificar e comparar as características propostas na metodologia contextualizada de Malba Tahan com as das metodologias ativas. Realizou-se, também, uma investigação quantitativa com docentes de matemática de escolas estaduais de uma cidade do Vale do Paraíba do Estado de São Paulo. O intuito foi verificar se conheciam o famoso escritor Malba Tahan, se apreciavam e trabalhavam a literatura de forma interdisciplinar e se a didática proporcionada pelo escritor era considerada metodologia ativa enquanto ensino e aprendizagem de matemática. Diante disso, o resultado da pesquisa mostrou que as metodologias ativas são desenvolvidas há algumas décadas, conforme apontado pela literatura de Malba Tahan, e trazem diversos benefícios ao ensino e aprendizagem de Matemática conforme estratégias apontadas pelos docentes investigados.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:Otros términos clave específicos no incluidos en las secciones anteriores > R-S > Significado
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
06. Aprendizaje > Aspectos afectivos > Motivación
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Trabajo de los estudiantes fuera del aula
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:29823
Depositado Por:Monitor Funes 3
Depositado En:31 Jul 2022 18:37
Fecha de Modificación Más Reciente:29 Sep 2022 11:02
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario