Taveira, Flavio; Martins, Igor; Gonçalves, Harryson Júnio (2022). Estado da arte sobre o ensino de matemática nas tribal colleges estadunidenses: um estudo exploratório. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, 17, pp. 1-18 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 453Kb |
URL Oficial: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat
Resumen
O presente artigo tenciona realizar um estado da arte sobre o ensino de matemática nas Tribal Colleges, sendo este um recorte de um projeto maior nominado “Formação (Etno)Matemática nas Tribal Colleges Estadunidenses”. Para tanto, em um primeiro momento, caracterizamos o sistema educacional estadunidense e como as Tribal Colleges se inserem no mesmo. Logo após, realizamos uma busca no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) utilizando os termos “Tribal College” com “Mathematics”, delimitando um período temporal de 2015 a 2020. Assim, por meio da leitura dos resumos, ousando conhecer o objetivo e a proposta dos trabalhos, foram selecionados seis artigos que cumpriam os objetivos delimitados para essa busca. A pesquisa nos permite defender que há a necessidade de estudos com o foco nas práticas de ensino e aprendizagem de Matemática no contexto das culturas indígenas nativas das Tribal Colleges.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipos de estudio > Otro (tipos de estudio) 01. Sistema educativo > Acceso a diferentes niveles educativos 10. Otras nociones de Educación Matemática > Otro (otras nociones de educación matemática) 01. Sistema educativo > Gestión y Calidad 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 29875 |
Depositado Por: | Monitor Funes 8 |
Depositado En: | 20 Jul 2022 22:28 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 20 Jul 2022 22:28 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento