Lima, Louise; Segadas, Claudia (2015). Formulação de problemas envolvendo generalização de padrões por alunos do ensino fundamental: análise de registros orais e escritos. Revista Paranaense de Educação Matemática, 4(6), pp. 48-65 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 466Kb |
URL Oficial: http://revista.unespar.edu.br/index.php/rpem/issue...
Resumen
Este trabalho apresenta uma investigação realizada com alunos do 9o ano do ensino fundamental utilizando a metodologia de ensino–aprendizagem de matemática via resolução de problemas. Tem como objetivo verificar o desempenho dos alunos em uma situação em que são chamados a formularem um problema a partir de uma figura dada. Analisaremos, entre outros aspectos, a expressão oral e escrita destes alunos. Em geral verificamos que os alunos compreendem algumas estruturas necessárias para compor um problema, mas têm dificuldade na passagem da fala para a escrita, o que sugere mais atenção por parte dos professores para auxiliar nesta passagem.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias 10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Verbal 10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Numérico 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Generalización 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Planteamiento de problemas 10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Situaciones |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 29888 |
Depositado Por: | Monitor Funes 8 |
Depositado En: | 20 Jul 2022 21:56 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 20 Jul 2022 21:56 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento