Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Instigando justificativas e promovendo estratégias de prova sobre quadriláteros com o aplicativo FreeGeo

Bairral, Marcelo (2019). Instigando justificativas e promovendo estratégias de prova sobre quadriláteros com o aplicativo FreeGeo. Revista Paranaense de Educação Matemática, 8(17), pp. 493-518 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

1060Kb

URL Oficial: http://revista.unespar.edu.br/index.php/rpem/issue...

Resumen

Dispositivos móveis com toques em tela (DMcTT) chegam à sala de aula no bolso ou nas mãos dos alunos. Eles podem ser usados a favor do aprendizado matemático. Neste artigo são apresentados dois exemplos de como a geometria pode ser dinamizada e enriquecida com o uso do aplicativo FreeGeo. O primeiro ilustra estudantes do ensino médio conceituando e justificando propriedades sobre quadriláteros, e o segundo ilustra estratégias argumentativas de licenciandos em matemática na produção de provas sobre trapézio. A importância do design da tarefa, a dinâmica interativa e a movimentação do raciocínio em dois domínios (construtivo e relacional) são contribuições da pesquisa com vistas à produção de provas mais autorais.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Procesos de justificación
13. Matemáticas escolares > Geometría > Formas geométricas
Otros términos clave específicos no incluidos en las secciones anteriores > T-Z > Tarea
03. Aula > Recursos didácticos > Recursos informáticos > Software
03. Aula > Recursos didácticos > Recursos informáticos > _Otro (recursos informáticos)
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:30199
Depositado Por:Monitor Funes 8
Depositado En:19 Jul 2022 12:45
Fecha de Modificación Más Reciente:19 Jul 2022 12:45
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario