Pereira, Marisa; Trivizoli, Lucieli Maria (2020). A leitura de imagens do tratado mathesis biceps: vetus et nova na articulação entre história da matemática e ensino. Revista Paranaense de Educação Matemática, 9(18), pp. 360-375 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 895Kb |
URL Oficial: http://revista.unespar.edu.br/index.php/rpem/issue...
Resumen
O presente estudo apresenta alguns resultados de nossa pesquisa de mestrado em que apresentamos uma proposta didática buscando a articulação entre história da matemática e ensino por meio da leitura de imagens presentes no tratado Mathesis Biceps: Vetus et Nova (1670) de Juan Caramuel y Lobkowitz (1606 – 1682). A partir do estudo dos contextos de produção do referido tratado, da busca de informações sobre seu autor e pautados na didática da pedagogia histórico-crítica elencamos conteúdos de matemática do ensino fundamental que podem ser explicados tendo como ponto de partida a leitura das imagens escolhidas. Para esse texto, apresentamos nossas ideias para a proposta de trabalho dos conteúdos de proporcionalidade e semelhança, com ênfase na semelhança de triângulos.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Contenidos 13. Matemáticas escolares > Geometría > _Otro (geometría) 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática 13. Matemáticas escolares > Geometría > Relaciones geométricas 03. Aula > Recursos didácticos > Libros de texto |
Nivel Educativo: | Estudios de posgrado Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 30233 |
Depositado Por: | Monitor Funes 8 |
Depositado En: | 19 Jul 2022 09:14 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 19 Jul 2022 09:14 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento