Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

A leitura de imagens do tratado mathesis biceps: vetus et nova na articulação entre história da matemática e ensino

Pereira, Marisa; Trivizoli, Lucieli Maria (2020). A leitura de imagens do tratado mathesis biceps: vetus et nova na articulação entre história da matemática e ensino. Revista Paranaense de Educação Matemática, 9(18), pp. 360-375 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

895Kb

URL Oficial: http://revista.unespar.edu.br/index.php/rpem/issue...

Resumen

O presente estudo apresenta alguns resultados de nossa pesquisa de mestrado em que apresentamos uma proposta didática buscando a articulação entre história da matemática e ensino por meio da leitura de imagens presentes no tratado Mathesis Biceps: Vetus et Nova (1670) de Juan Caramuel y Lobkowitz (1606 – 1682). A partir do estudo dos contextos de produção do referido tratado, da busca de informações sobre seu autor e pautados na didática da pedagogia histórico-crítica elencamos conteúdos de matemática do ensino fundamental que podem ser explicados tendo como ponto de partida a leitura das imagens escolhidas. Para esse texto, apresentamos nossas ideias para a proposta de trabalho dos conteúdos de proporcionalidade e semelhança, com ênfase na semelhança de triângulos.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Contenidos
13. Matemáticas escolares > Geometría > _Otro (geometría)
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
13. Matemáticas escolares > Geometría > Relaciones geométricas
03. Aula > Recursos didácticos > Libros de texto
Nivel Educativo:Estudios de posgrado
Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:30233
Depositado Por:Monitor Funes 8
Depositado En:19 Jul 2022 09:14
Fecha de Modificación Más Reciente:19 Jul 2022 09:14
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario