Poffo, Janaína; da Silva, Viviane Clotilde (2020). Comunicação matemática na resolução de problemas. Revista de Educação Matemática (REMat), 17, pp. 1-15 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 322Kb |
URL Oficial: https://revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/
Resumen
Este artigo tem como objetivo discutir os processos de leitura e escrita nos passos que constituem a metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de matemática através da resolução de problemas. Para tanto, inicialmente discute-se a concepção de problema e da resolução de problemas enquanto metodologia, bem como a leitura, oralidade e escrita no ensino da matemática. Nesse contexto são apresentadas e discutidas as práticas e pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Educação Matemática, especialmente no que se refere aos processos de leitura e escrita em Resolução de Problemas, identificando as diferenças para uma aula tradicional de ensino. Os resultados indicam que ao mesmo tempo que inicialmente são dificuldade para os estudantes, a leitura e escrita se constituem de ferramentas importantes para promover a compreensão em matemática.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Verbal 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Planteamiento de problemas 08. Evaluación > Funciones de la evaluación 10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Simbólico |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 30402 |
Depositado Por: | Monitor Funes 7 |
Depositado En: | 04 Ago 2022 22:34 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 04 Ago 2022 22:34 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento