Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Comunicação matemática na resolução de problemas

Poffo, Janaína; da Silva, Viviane Clotilde (2020). Comunicação matemática na resolução de problemas. Revista de Educação Matemática (REMat), 17, pp. 1-15 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

322Kb

URL Oficial: https://revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/

Resumen

Este artigo tem como objetivo discutir os processos de leitura e escrita nos passos que constituem a metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de matemática através da resolução de problemas. Para tanto, inicialmente discute-se a concepção de problema e da resolução de problemas enquanto metodologia, bem como a leitura, oralidade e escrita no ensino da matemática. Nesse contexto são apresentadas e discutidas as práticas e pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Educação Matemática, especialmente no que se refere aos processos de leitura e escrita em Resolução de Problemas, identificando as diferenças para uma aula tradicional de ensino. Os resultados indicam que ao mesmo tempo que inicialmente são dificuldade para os estudantes, a leitura e escrita se constituem de ferramentas importantes para promover a compreensão em matemática.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Verbal
10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias
10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Planteamiento de problemas
08. Evaluación > Funciones de la evaluación
10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Simbólico
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:30402
Depositado Por:Monitor Funes 7
Depositado En:04 Ago 2022 22:34
Fecha de Modificación Más Reciente:04 Ago 2022 22:34
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario