Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Conceitos e metodologias de ensino da matemática para o primário: um estudo em periódicos pedagógicos do Brasil (1920-1960)

Duarte, Aparecida Rodrigues Silva; Soares, Rosimeire (2015). Conceitos e metodologias de ensino da matemática para o primário: um estudo em periódicos pedagógicos do Brasil (1920-1960). Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, 8(1), pp. 81-106 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

675Kb

URL Oficial: https://jieem.pgsskroton.com.br/index

Resumen

Esta comunicação apresenta um estudo sobre conteúdos matemáticos e metodologias de ensino sugeridas aos professores primários presentes em artigos publicados na revista a escola, na revista do ensino, na revista do professor e na revista Brasileira de pedagogia, no período de 1920 a 1960. Tomando como fundamentação teórica as ideias de Nóvoa sobre a importância da imprensa pedagógica para estudos históricos da educação, o estudo realizado mostra uma preocupação dos professores autores em apresentar exemplos de roteiros e lições como suporte para as aulas de Matemática, embasados nos princípios da escola Nova.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Contenidos
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica
Nivel Educativo:Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:31127
Depositado Por:Monitor Funes 1
Depositado En:19 Abr 2023 09:02
Fecha de Modificación Más Reciente:19 Abr 2023 09:02
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario