Duarte, Aparecida Rodrigues Silva; Soares, Rosimeire (2015). Conceitos e metodologias de ensino da matemática para o primário: um estudo em periódicos pedagógicos do Brasil (1920-1960). Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, 8(1), pp. 81-106 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 675Kb |
URL Oficial: https://jieem.pgsskroton.com.br/index
Resumen
Esta comunicação apresenta um estudo sobre conteúdos matemáticos e metodologias de ensino sugeridas aos professores primários presentes em artigos publicados na revista a escola, na revista do ensino, na revista do professor e na revista Brasileira de pedagogia, no período de 1920 a 1960. Tomando como fundamentação teórica as ideias de Nóvoa sobre a importância da imprensa pedagógica para estudos históricos da educação, o estudo realizado mostra uma preocupação dos professores autores em apresentar exemplos de roteiros e lições como suporte para as aulas de Matemática, embasados nos princípios da escola Nova.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Contenidos 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica |
Nivel Educativo: | Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 31127 |
Depositado Por: | Monitor Funes 1 |
Depositado En: | 19 Abr 2023 09:02 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 19 Abr 2023 09:02 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento