de Souza, Andréia (2018). Discursos sobre problemas aritméticos (são paulo, 1890-1930). Revista Educação Matemática em Foco, 7(1), pp. 1-39 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 712Kb |
URL Oficial: https://revista.uepb.edu.br/REM/index
Resumen
Este artigo objetiva divulgar resultados finais da pesquisa de mestrado investigando quais discursos estavam presentes nos artigos publicados nas revistas pedagógicas de São Paulo, no período de 1890 a 1930, que tratavam sobre o ensino de problemas aritméticos na escola primária. Utilizamos como referencial teórico os conceitos de cultura escolar por Julia (2001), de representação e apropriação por Chartier (2002; 2007), estratégias e táticas por De Certeau (2011). Selecionamos 165 números disponíveis no Repositório de Conteúdo Digital da UFSC, dos quais 89 artigos discutiam o ensino de aritmética na escola primária; desses, 35 citavam o termo “problemas”. Verificamos mudanças e permanências nas orientações e nas conceitualizações a respeito do que seriam os problemas aritméticos e como deveriam ser ensinados. Observamos nos discursos cinco tendências: ausência como indício, problemas como sinônimos de exercícios, problemas como símbolo de modernidade pedagógica, aritmética para ensinar problemas, problemas a partir dos centros de interesse.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática 13. Matemáticas escolares > Números > Estructuras numéricas > Números naturales 10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Contextos 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica |
Nivel Educativo: | Estudios de posgrado |
Código ID: | 31156 |
Depositado Por: | Monitor Funes 2 |
Depositado En: | 03 May 2023 09:44 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 03 May 2023 09:44 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento