Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Discursos sobre problemas aritméticos (são paulo, 1890-1930)

de Souza, Andréia (2018). Discursos sobre problemas aritméticos (são paulo, 1890-1930). Revista Educação Matemática em Foco, 7(1), pp. 1-39 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

712Kb

URL Oficial: https://revista.uepb.edu.br/REM/index

Resumen

Este artigo objetiva divulgar resultados finais da pesquisa de mestrado investigando quais discursos estavam presentes nos artigos publicados nas revistas pedagógicas de São Paulo, no período de 1890 a 1930, que tratavam sobre o ensino de problemas aritméticos na escola primária. Utilizamos como referencial teórico os conceitos de cultura escolar por Julia (2001), de representação e apropriação por Chartier (2002; 2007), estratégias e táticas por De Certeau (2011). Selecionamos 165 números disponíveis no Repositório de Conteúdo Digital da UFSC, dos quais 89 artigos discutiam o ensino de aritmética na escola primária; desses, 35 citavam o termo “problemas”. Verificamos mudanças e permanências nas orientações e nas conceitualizações a respeito do que seriam os problemas aritméticos e como deveriam ser ensinados. Observamos nos discursos cinco tendências: ausência como indício, problemas como sinônimos de exercícios, problemas como símbolo de modernidade pedagógica, aritmética para ensinar problemas, problemas a partir dos centros de interesse.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
13. Matemáticas escolares > Números > Estructuras numéricas > Números naturales
10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Contextos
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica
Nivel Educativo:Estudios de posgrado
Código ID:31156
Depositado Por:Monitor Funes 2
Depositado En:03 May 2023 09:44
Fecha de Modificación Más Reciente:03 May 2023 09:44
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario