Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Os recursos do professor de matemática e a perspectiva documental do trabalho docente

Assis, Cibelle (2018). Os recursos do professor de matemática e a perspectiva documental do trabalho docente. Revista Educação Matemática em Foco, 7(3), pp. 9-32 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

865Kb

URL Oficial: https://revista.uepb.edu.br/REM/index

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar, através de uma revisão de literatura, a perspectiva documental do trabalho do professor de Matemática. Tomamos como referência a Abordagem Documental do Didático – ADD introduzida por Gueudet e Trouche (2009) e, a partir de estudos que tratam dessa temática, abordamos brevemente a diferenciação entre artefato e instrumento, recurso e documento e os processos de gênese instrumental e documental. Apresentamos como possibilidades metodológicas de mapeamento de recursos a Investigação Reflexiva e a Trajetória Documental e o estudo dos esquemas como referencial para análise da atividade docente. Por fim, trazemos algumas questões no contexto da Educação Matemática emergentes dessa problemática. Concluímos que a Abordagem Documental do Didático tem se revelado uma perspectiva teórica e metodológica atual nas pesquisas em Educação Matemática que discutem a formação do professor e seu desenvolvimento profissional, seja do ponto de vista coletivo e individual, no contexto da formação online ou presencial, inicial ou continuada.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:10. Otras nociones de Educación Matemática > Enfoques de las matemáticas escolares > Instrumental
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
05. Profesor > Desarrollo del profesor
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:31219
Depositado Por:Monitor Funes 2
Depositado En:02 May 2023 09:42
Fecha de Modificación Más Reciente:02 May 2023 09:42
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario