Assis, Cibelle (2018). Os recursos do professor de matemática e a perspectiva documental do trabalho docente. Revista Educação Matemática em Foco, 7(3), pp. 9-32 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 865Kb |
URL Oficial: https://revista.uepb.edu.br/REM/index
Resumen
Este artigo tem como objetivo apresentar, através de uma revisão de literatura, a perspectiva documental do trabalho do professor de Matemática. Tomamos como referência a Abordagem Documental do Didático – ADD introduzida por Gueudet e Trouche (2009) e, a partir de estudos que tratam dessa temática, abordamos brevemente a diferenciação entre artefato e instrumento, recurso e documento e os processos de gênese instrumental e documental. Apresentamos como possibilidades metodológicas de mapeamento de recursos a Investigação Reflexiva e a Trajetória Documental e o estudo dos esquemas como referencial para análise da atividade docente. Por fim, trazemos algumas questões no contexto da Educação Matemática emergentes dessa problemática. Concluímos que a Abordagem Documental do Didático tem se revelado uma perspectiva teórica e metodológica atual nas pesquisas em Educação Matemática que discutem a formação do professor e seu desenvolvimento profissional, seja do ponto de vista coletivo e individual, no contexto da formação online ou presencial, inicial ou continuada.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 10. Otras nociones de Educación Matemática > Enfoques de las matemáticas escolares > Instrumental 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 05. Profesor > Desarrollo del profesor 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 31219 |
Depositado Por: | Monitor Funes 2 |
Depositado En: | 02 May 2023 09:42 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 02 May 2023 09:42 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento