Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

A leitura de imagens como mediadora da integração entre arte e matemática: reflexões e encaminhamentos pedagógicos

Mendes, Iran Abreu; Vaz, Cristina Lúcia Dias; Junior, Edilson dos Passos Neri (2022). A leitura de imagens como mediadora da integração entre arte e matemática: reflexões e encaminhamentos pedagógicos. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, 7(2), pp. 21-37 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

3806Kb

URL Oficial: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/index

Resumen

O presente artigo objetiva veicular os resultados parciais de uma pesquisa de doutoramento, cujo escopo é investigar como a arte e a matemática se transversalizam e o potencial pedagógico da integração de saberes dessas disciplinas para o ensino e aprendizagem de matemática, materializado nas obras de arte de almada negreiros e objeto matemático da curva plana. A proposta de leitura artístico-matemático que apresentamos tem como preceito teórico o conceito de interdisciplinaridade (pombo, 1993) somado aos de semiótica peirciana a partir de santaella (2012, 2018), o qual se materializa na leitura da obra "expulsão de adão e eva do paraíso" (1952), em diálogo com a geometria da espiral áurea. Os resultados apontam que o processo de leitura proposto contribui para um ensino de matemática mais significativo e contextualizado, bem como pode ser adotado como encaminhamento didático, na educação básica e no ensino superior, para o ensino de conceitos e ideias matemáticas, contribuindo para processo de ensino e aprendizagem ativo, inovador e criativo.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
06. Aprendizaje > Aspectos afectivos > Motivación
10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Contextos
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas
Nivel Educativo:Estudios de posgrado
Código ID:31508
Depositado Por:Monitor Funes 2
Depositado En:24 Abr 2023 15:09
Fecha de Modificación Más Reciente:24 Abr 2023 15:09
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario