Menezes, Josinalva Estacio (2012). Visão de professores sobre interdisciplinaridade no jogo de xadrez e ensino de resolução de problemas de matemática. REnCiMa. Revista de Ensino de Ciéncias e Matemática , 3(3), pp. 205-214 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 206Kb |
URL Oficial: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/...
Resumen
O xadrez tem sido inserido no contexto da escola de forma mais intensiva nas últimas décadas. Embora depoimentos de enxadristas e/ou professores de educação física e matemática, apontem resultados animadores, quanto à postura e o desempenho dos alunos com o hábito de jogar, encontramos poucas pesquisas sobre discussão de problemas de matemática no contexto deste jogo. Assim, realizamos investigação a respeito, como parte do nosso trabalho de PósDoutorado, parte da qual corresponde a uma pesquisa feita com quatro professores do ensino básico sobre as potencialidades pedagógicas do xadrez quanto ao ensino de resolução de problemas neste contexto, esta última vamos apresentar aqui. Nesta, concluímos que o xadrez permite discutir problemas, tanto para a aprendizagem de alguns conteúdos de matemática, quanto para mobilizar habilidades mentais, o que pode torná lo um aliado no trabalho do professor.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Tipos de problemas 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Comprensión 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas |
Nivel Educativo: | Estudios de posgrado Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 31641 |
Depositado Por: | Maritza Ruth Buitrago |
Depositado En: | 12 May 2023 11:51 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 12 May 2023 11:51 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento