Corci, Michel; Fusinato, Polonia (2015). A utilização da modelagem matemática como encaminhamento metodológico no ensino de física. REnCiMa. Revista de Ensino de Ciéncias e Matemática, 6(2), pp. 86-96 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 474Kb |
URL Oficial: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/...
Resumen
O ensino de Física tem sido realizado de forma meramente mecânica (tradicional) em todos os níveis de ensino, ou seja, aula expositiva com resolução de exercícios padrão que visam instrumentalizar os algoritmos de resolução característicos de cada problema. Esta metodologia conduz o aluno à mera memorização temporária por meio da repetição de problemas parecidos. A aprendizagem dos alunos ocorre quando os novos conhecimentos, discutidos pelo professor, venham se relacionar e interagir com a estrutura cognitiva existente somando e servindo de suporte para novas informações. Este trabalho pretende discutir alguns aspectos da modelagem matemática no ensino e aprendizagem de Física no curso de licenciatura plena em Matemática como ferramenta que conduz o aluno a uma aprendizagem efetiva dos conteúdos de Matemática e Física além de promover a interdisciplinaridade e contribuir para a formação da consciência crítica do futuro cidadão.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Modelización 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Generalización 10. Otras nociones de Educación Matemática > Fines > Sociales 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Comprensión 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas |
Nivel Educativo: | Título de grado universitario Educación Secundaria Media (17 y 18 años) |
Código ID: | 31674 |
Depositado Por: | Maritza Ruth Buitrago |
Depositado En: | 17 May 2023 12:22 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 17 May 2023 12:22 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento