Garcia, Fernanda dos Santos; Müller, Thaísa Jacintho; Lara, Isabel Cristina Machado de (2021). O uso de software para o ensino de matemática no ensino médio: um mapeamento de produções brasileiras. REnCiMa. Revista de Ensino de Ciéncias e Matemática, 12(1), pp. 1-17 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 292Kb |
URL Oficial: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/...
Resumen
Este artigo apresenta um mapeamento de pesquisas que foram realizadas no período de 2014 a 2019 sobre o modo como softwares vêm sendo utilizados no ensino de matemática no Brasil. o objetivo é identificar quais os softwares que estão sendo utilizados e como eles vêm contribuindo para o ensino de matemática, em particular, no ensino médio. a metodologia escolhida foi o mapeamento teórico, na perspectiva de Biembengut. Para tanto, foram utilizados como ferramenta de busca, os repositórios Google acadêmico, Periódico CAPES e SciELO, delimitando as palavras-chave: “Software”; “Matemática”; “Ensino Médio”. a partir desse mapeamento, foram selecionados dez artigos que mais convergiam ao objetivo deste estudo para compor o corpus de análise. após síntese e análise de cada artigo, foi verificado que o software mais utilizado tem sido o o uso de software para o ensino de matemática no ensino médio: um mapeamento de produções brasileiras geogebra, com o intuito de revisar e contextualizar o conteúdo que está sendo desenvolvido. Além disso, a maioria dos autores aponta que a utilização de softwares torna as aulas mais enriquecedoras e atrativas para os estudantes.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 03. Aula > Recursos didácticos > Recursos informáticos > Software 10. Otras nociones de Educación Matemática > Otro (otras nociones de educación matemática) 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 31952 |
Depositado Por: | Maritza Ruth Buitrago |
Depositado En: | 30 May 2023 18:57 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 30 May 2023 18:57 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento