Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

O uso de software para o ensino de matemática no ensino médio: um mapeamento de produções brasileiras

Garcia, Fernanda dos Santos; Müller, Thaísa Jacintho; Lara, Isabel Cristina Machado de (2021). O uso de software para o ensino de matemática no ensino médio: um mapeamento de produções brasileiras. REnCiMa. Revista de Ensino de Ciéncias e Matemática, 12(1), pp. 1-17 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

292Kb

URL Oficial: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/...

Resumen

Este artigo apresenta um mapeamento de pesquisas que foram realizadas no período de 2014 a 2019 sobre o modo como softwares vêm sendo utilizados no ensino de matemática no Brasil. o objetivo é identificar quais os softwares que estão sendo utilizados e como eles vêm contribuindo para o ensino de matemática, em particular, no ensino médio. a metodologia escolhida foi o mapeamento teórico, na perspectiva de Biembengut. Para tanto, foram utilizados como ferramenta de busca, os repositórios Google acadêmico, Periódico CAPES e SciELO, delimitando as palavras-chave: “Software”; “Matemática”; “Ensino Médio”. a partir desse mapeamento, foram selecionados dez artigos que mais convergiam ao objetivo deste estudo para compor o corpus de análise. após síntese e análise de cada artigo, foi verificado que o software mais utilizado tem sido o o uso de software para o ensino de matemática no ensino médio: um mapeamento de produções brasileiras geogebra, com o intuito de revisar e contextualizar o conteúdo que está sendo desenvolvido. Além disso, a maioria dos autores aponta que a utilização de softwares torna as aulas mais enriquecedoras e atrativas para os estudantes.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
03. Aula > Recursos didácticos > Recursos informáticos > Software
10. Otras nociones de Educación Matemática > Otro (otras nociones de educación matemática)
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:31952
Depositado Por:Maritza Ruth Buitrago
Depositado En:30 May 2023 18:57
Fecha de Modificación Más Reciente:30 May 2023 18:57
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario