Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Dos quadros de Dunton às cartas de Parker: números e cálculos à vista (São Paulo, 1890-1910)

Oliveira, Marcus Aldenisson; Valdemarin, Vera Teresa (2021). Dos quadros de Dunton às cartas de Parker: números e cálculos à vista (São Paulo, 1890-1910). REnCiMa. Revista de Ensino de Ciéncias e Matemática, 12(5), pp. 1-25 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

616Kb

URL Oficial: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/...

Resumen

A partir de um conjunto de documentos que expressam estratégias políticas e pedagógicas dos republicanos paulistas na institucionalização da escola pública, objetivou-se identificar as orientações dadas aos professores para ensinar Aritmética no curso primário e analisar a organização didática dos seus saberes focalizando, de modo particular, o uso dos Quadros americanos (de Dunton) e das Cartas de Parker como materiais auxiliares para o ensino do número e do cálculo. No bojo da renovação pedagógica almejada pela escola graduada paulista, a crença na eficácia do método intuitivo marcou a cultura escolar das décadas finais do século XIX e iniciais do século XX. A partir do método intuitivo, a criança aprenderia Aritmética sem a necessidade de pré-requisitos provenientes de outros saberes, bastando dispor ao alcance dos seus sentidos alguns objetos/pontos/traços para serem percebidos, contados e calculados. A análise da renovação no ensino da Aritmética, aqui particularizada, elucida e exemplifica a estreita articulação estabelecida entre método de ensino, materiais didáticos próprios ao seu desenvolvimento e mudanças na epistemologia dos saberes escolares.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:01. Sistema educativo > Documentos curriculares
10. Otras nociones de Educación Matemática > Evolución histórica de conceptos
01. Sistema educativo > Política educativa
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
13. Matemáticas escolares > Números > Operaciones aritméticas
03. Aula > Recursos didácticos > Materiales manipulativos
Nivel Educativo:Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:32041
Depositado Por:Maritza Ruth Buitrago
Depositado En:08 Jun 2023 12:55
Fecha de Modificación Más Reciente:08 Jun 2023 12:55
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario