Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

A Escola Família Agrícola (EFA) Itapirema de Ji-Paraná (RO) e o ensino de matemática (1991-2018): uma perspectiva histórica

Dias, Jucielma Rodrigues de Lima; Neto, Sérgio Candido de Gouveia (2021). A Escola Família Agrícola (EFA) Itapirema de Ji-Paraná (RO) e o ensino de matemática (1991-2018): uma perspectiva histórica. REnCiMa. Revista de Ensino de Ciéncias e Matemática, 12(5), pp. 1-21 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

336Kb

URL Oficial: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/...

Resumen

Este artigo tem como objetivo construir uma história do ensino de matemática da EFA Itapirema de Ji-Paraná/RO (1991 – 2018). Como a EFA possui uma metodologia de ensino específica, a Pedagogia da Alternância, é necessário entendê-la, bem como seus instrumentos, pois o ensino de Matemática perpassa por eles. Por se tratar de uma pesquisa histórica, utilizaremos a perspectiva de Bloch (2001) em relação à crítica ao documento, de Halbwachs (2004) com o conceito de memória coletiva e de Le Goff (1990), que considera o conceito de memória como fundamental para a pesquisa histórica, juntamente com os escritos de Gimonet (2007) sobre a Pedagogia da Alternância. No desenvolvimento, foram analisadas as transcrições das entrevistas realizadas com dois professores da disciplina que atuaram na escola desde o início, bem como a análise de outros documentos. Os resultados nos mostraram que o ensino de Matemática da escola se dá por meio de um ensino pautado nas relações cotidianas que são retiradas do caderno da alternância, e a vivência da alternância é de suma importância nesse processo.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Situaciones
10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Contextos
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas
Nivel Educativo:Educación Secundaria Media (17 y 18 años)
Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:32057
Depositado Por:Maritza Ruth Buitrago
Depositado En:07 Jun 2023 11:39
Fecha de Modificación Más Reciente:07 Jun 2023 11:39
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario