Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Uma análise das rotinas do discurso matemático escolar em livros paradidáticos

Piano, Carlesom; Ripardo, Ronaldo Barros (2022). Uma análise das rotinas do discurso matemático escolar em livros paradidáticos. REnCiMa. Revista de Ensino de Ciéncias e Matemática, 13(5), pp. 1-22 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

285Kb

URL Oficial: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/...

Resumen

Esta pesquisa teve por objetivo identificar e caracterizar as rotinas do Discurso Matemático Escolar (DME) presentes em narrativas ficcionais de livros paradidáticos de Matemática. As discussões apresentadas estão embasadas nos pressupostos teóricos que compreendem a Matemática como um tipo de discurso. É uma pesquisa qualitativa que trata de uma análise dos livros paradidáticos de Matemática disponíveis no acervo do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), da Faculdade de Matemática (FAMAT) na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Os resultados revelaram a presença de quatro tipos específicos de rotinas matemáticas, entre as quais se destacam para a discussão, neste artigo, a de resolver problemas e a de resolver exercícios. Estas, por sua vez, tendem a contribuir efetivamente para o ensino e aprendizagem da Matemática, desde que inseridas adequadamente em um livro paradidático.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Metodologías > Análisis del discurso
03. Aula > Gestión del aula > El discurso
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
03. Aula > Recursos didácticos > Libros de texto
02. Centro educativo > Gestión y organización del centro > Departamentos de Matemáticas
Nivel Educativo:Educación Secundaria Media (17 y 18 años)
Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:32169
Depositado Por:Maritza Ruth Buitrago
Depositado En:10 Jun 2023 10:40
Fecha de Modificación Más Reciente:10 Jun 2023 10:40
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario