Júnior, Reinaldo Oliveira Reis; Henriques, Afonso (2015). Modelagem trigonométrica de cálculo de distâncias usando GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra internacional de São Paulo, 3(2), pp. 80-103 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 1051Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/
Resumen
Este artigo é parte do nosso trabalho de iniciação científica intitulado estudo de técnicas computacionais para o ensino de trigonometria na educação básica, onde apresentamos uma sequência didática contendo um Dispositivo Experimentalcom catorze tarefas que corroboram para o estudo das técnicas computacionais necessárias na modelagem de umproblema que requer o cálculo de distâncias inacessíveis. Para tratarmos este tipo de problema, consideramos, inicialmente asua modelagem possível com técnicas do ambiente papel/lápis e posteriormente com as técnicas instrumentais do ambiente computacional (o GeoGebra). Neste último, destacam-se ascaracterísticas dinâmicas dos fenômenos inerentes ao problema, fornecendo sim, subsídios para o ensino e aprendizagem da Trigonometria mediado pelas ferramentas tecnológicas na educação básica.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Modelización 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias Otros términos clave específicos no incluidos en las secciones anteriores > T-Z > Tarea 13. Matemáticas escolares > Geometría > Trigonometría 03. Aula > Recursos didácticos > Recursos informáticos > Software |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Media (17 y 18 años) |
Código ID: | 32215 |
Depositado Por: | Maritza Ruth Buitrago |
Depositado En: | 15 Jun 2023 07:00 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 15 Jun 2023 07:00 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento