Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Identificando a geometria nas construções indígenas

De Fátima, Lucélida (2008). Identificando a geometria nas construções indígenas. En Lestón, Patricia (Ed.), Acta Latinoamericana de Matemática Educativa (pp. 787-794). México, DF: Comité Latinoamericano de Matemática Educativa A. C..

[img]PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

202Kb

Resumen

Atualmente, a escola vive sempre procurando acompanhar as constantes transformações do mundo “globalizado”, e isso se transforma numa luta, às vezes desigual, pela conquista do universo dos estudantes tão bombardeado de novidades audiovisuais e eletrônicas. Neste trabalho, mostra‐se como a partir do estudo do meio, foi possível despertar o interesse de estudantes brasileiros do ensino médio pela Geometria presente na construção da maloca de indígenas Uitoto da Amazônia colombiana. Mostra também, que além dos meios tecnológicos disponíveis, o professor de matemática pode utilizar os recursos existentes na comunidade ou na própria escola como objeto de ensino atrativo, pois tudo depende da forma como este objeto irá ser usado.

Tipo de Registro:Capítulo o Sección de un Libro
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Etnomatemática
03. Aula > Recursos didácticos > _Otro (recursos didácticos)
13. Matemáticas escolares > Geometría > Formas geométricas
04. Alumno > Diversidad > Origen étnico-raza
Nivel Educativo:_Otro Nivel Educativo
Educación Secundaria Media (17 y 18 años)
Código ID:5033
Depositado Por:Daniel Pineda
Depositado En:13 Sep 2014 09:41
Fecha de Modificación Más Reciente:03 Nov 2016 19:44
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario