A A transição do aritmético ao algébrico no ensino da matemática no colégio
Tipo de documento
Autores
Lista de autores
Chevallard, Yves y Almouloud, Saddo
Resumen
Este artigo trata da transição do currículo aritmético para o algébrico. Tentaremos destacar, de forma específica e necessariamente limitada, a extensão da convulsão que os professores tiveram que enfrentar. Mas, acima de tudo, tentaremos mostrar como as modificações estruturais feitas na época no texto didático impõem seus efeitos até hoje, de uma forma muitas vezes escondida, mas muito real, apesar da "reforma da reforma" que os programas de 1978 deveriam simbolizar para a oitava série.
Fecha
2023
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Otro (álgebra) | Otro (operaciones aritméticas) | Reflexión sobre la enseñanza | Simbólica | Tipos de metodología
Enfoque
Nivel educativo
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Usuario
Referencias
Al Thusser L. (1968), Lire le Capital, François Maspéro, Paris. BOURDIEU P. (1974), Le sens pratique, éditions de Minuit, Paris. Brousseau G. (1980), Problèmes de l'enseignement des décimaux, Recherches en didactique des mathématiques, 1, ·1, pp. 11-59. Chevallard Y. (1980a), Mathématiques, langage, enseignement : la réforme des années soixante, Recherches, 41, pp. 71-99. Chevallard, Y. (1980b), La transposition didactique, 1 REM d'Aix-Marseille. Chevallard Y. (1982), Pourquoi la transposition didactique ? Publication du séminaire de didactique et pédagogie des mathématiques, 32, Grenoble. Chevallard Y. et Johsua M.A. (1982), Un exemple d'analyse de la transposition didactique, Recherches en didactique des mathématiques, 3, 2, pp. 157-239. Michel P.H. (1950), De Pythagore à Euclide, Les Belles Lettres, Paris. Smith D.E. (1953), History of mathematics, volume 11, Dover publications, lnc., New York.
Proyectos
Cantidad de páginas
48