Análise didática de práticas de futuros professores de matemática
Tipo de documento
Lista de autores
Pavani, Marcos, Pietropaolo, Ruy César, Fernandes, José y Martinez, Liliane
Resumen
Esse artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar práticas, em sala de aula, de futuros professores de Matemática participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid. Trata- se de uma pesquisa qualitativa da qual participaram cinco licenciandos A, B, C, D e E. Para a análise dos dados foram utilizados os critérios de idoneidade didática, com foco especial nas idoneidades epistêmica e interacional, as quais foram mais evidentes nas aulas observadas. Os resultados mostram que os futuros professores carecem de um planejamento sólido das aulas, bem como uma reflexão após lecioná-las. O uso constante de listas de exercícios e o pouco espaço de discussões sobre as atividades propostas em classe, mostra uma valorização excessiva da aula expositiva. A ausência de recursos materiais e pedagógicos para subsidiar a aprendizagem foi perceptível, fato que é consideração preocupante, pois o futuro professor necessita experienciar a escolha dos instrumentos de suas aulas. Todavia, ficou evidente que os futuros professores demonstraram atenção e respeito aos alunos, procurando estimulá- los a participar das aulas.
Fecha
2020
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Análisis didáctico | Diseño | Epistemología | Inicial | Reflexión sobre la enseñanza
Enfoque
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Volumen
10
Número
2
Rango páginas (artículo)
216-235
ISSN
22382380
Referencias
ALMEIDA, R. N. Professor de Matemática em Início de Carreira: Contribuições do Pibid. Tese de Doutorado em Educação Matemática – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2015. CARVALHO, M. P. Um estudo da inserção de futuros professores de matemática no contexto da escola pública: Contribuições do PIBID. Tese de Doutorado em Educação Matemática – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2016. BRASIL. Portaria Normativa nº. 38 de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 Dez. de 2007. BRASIL. Capes. Relatório de Gestão 2009 a 2012. Disponível em:. Acesso em 20 de fev. 2014. FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2007. FONT, V. M; PLANAS, N.; GODINO, J. D. Modelo para el análisis didáctico en educación matemática. In: Infancia y Aprendizaje, v. 1 n. 33, p. 89-105, 2010. FONT, V., FERRERES, S., VANEGAS, Y., RUBIO, N., ADÁN, M. CARVAJAL, S. Desarrollo de la competencia en el análisis y valoración de la idoneidad de las matemáticas enseñadas. Revista del Congrés Internacional de Docència Universitària i Innovació (CIDUI), 1, 1-22, 2012. FONT, V. M. Pauta de análisis y valoración de la idoneidad didáctica de procesos de enseñanza y aprendizaje de la matemática. Documento não publicado Departamento de Didáctica de las CCEE y la Matemática de la Universitat de Barcelona, 2015. GARNICA, A.V.M. História Oral e Educação Matemática. In BORBA, M.de C. e ARAÚJO, J. de L. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, p. 77-98, 2004. GODINO, J. D., BENCOMO, D., FONT, V. Y WILHELMI, M. R. Análisis y valoración de la idoneidad didáctica de procesos de estudio de las matemáticas. Paradigma, XXVII (2), 221-252, 2006. GODINO, J. D., CONTRERAS, A. Y FONT, V. Análisis de procesos de instrucción basado en el enfoque ontológico-semiótico de la cognición matemática. Recherches en Didactiques des Mathematiques, 26 (1), 39-88, 2006. GODINO, J. D. BATANERO, C. Y FONT, V. The onto-semiotic approach to research in mathematics education. ZDM. The International Journal on Mathematics Education, 39 (1- 2), 127-135, 2007. GODINO, J. D., BATANERO, C. Y FONT, V. Un enfoque ontosemiótico del conocimiento y la instrucción matemática. Acta Scientiae. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 10, 7- 37, 2008. GODINO, J. D., BATANERO, C. Y FONT, V. Un enfoque ontosemiótico del conocimiento y la instrucción matemática. Acta Scientiae. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 10, 7- 37, 2008. GODINO, J. D., et al. Aproximación a la dimensión normativa en didáctica de las matemáticas desde un enfoque ontosemiótico. In: Enseñanza de las Ciencias. v. 27, n. 1, p. 59–76, 2009. GODINO, J. D. Categorías de análisis de los conocimientos del profesor de matemáticas. UNIÓN, Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 20, 13-31, 2009. GODINO, J. D. Indicadores de la idoneidad didáctica de procesos de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. XIII CIAEM-IACME, Recife, Brasil, 2011. GODINO, J. D. Indicadores de la idoneidad didáctica de procesos de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática 11, 111-132, 2013. GODINO, J. D. Indicadores de la idoneidad didáctica de procesos de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. Disponível em: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/cifem/article/view/14720. Acesso em: 12 de dez de 2014. MACDONALD, K., TIPTON, C. Using documents. In: Gilbert, N. (eds.) Researching social life, Sage, London, 1993. MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia científica para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. MOREIRA, P. C.; DAVID, M. M. A formação matemática do professor. Belo Horizonte. Editora: Autêntica, 2007. PINO-FAN, L., GODINO, J. D. Y FONT, V. Faceta epistémica del conocimiento didáctico- matemático sobre la derivada. Educação Matemática Pesquisa, 13(1), 141-178, 2011. RAMOS, A. B Y FONT, V. Criterios de idoneidad y valoración de cambios en el proceso de instrucción matemática. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa-RELIME, 11 (2), 233-265, 2008. SACRISTÁN, J. G. Tendências investigativas na formação de professores. In: PIMENTA, S. G; GHEDIN, E. (orgs.). Professor Reflexivo no Brasil. São Paulo. Editora: Cortez, 2002.