O smartphone: mais uma possibilidade para interagir, refletir e aprender na aula de matemática
Tipo de documento
Autores
Lista de autores
Henrique, Marcos y Bairral, Marcelo
Resumen
As tecnologias móveis têm proporcionado novas formas de comunicação e interação, contribuindo em novas maneiras de aprender e ensinar. Nos smartphones, por exemplo, é possível instalar os mais variados aplicativos no sistema operacional do aparelho. Essa possibilidade vai desde jogos a softwares para o aprendizado, como o GeoGebra, ambiente de geometria dinâmica que permite a construção e manipulação de um objeto matemático mantendo (ou não) suas propriedades. Neste artigo ilustramos parte da implementação de atividades para o aprendizado geométrico por intermédio do GeoGebra (em sua versão aplicativo) no toque na tela dos dispositivos dos próprios usuários: estudantes do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública do Rio de Janeiro. Observamos que manipulações direto na tela do próprio smartphone possibilita a criação de tarefas para o aprendizado matemático em que os estudantes interagem e refletem sobre o próprio aprendizado.
Fecha
2017
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Geometría vectorial | Gráfica | Simbólica | Software | Tareas
Enfoque
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Título libro actas
Lista de editores (actas)
FESPM, Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas
Editorial (actas)
Lugar (actas)
Rango páginas (actas)
117-126
ISBN (actas)
Referencias
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10