Comportamientos expressos pelo professor de matemática em sala de aula: a visão de alunos brasileiros do ensino fundamental II
Tipo de documento
Autores
Lista de autores
Nascimento, Maria
Resumen
Este trabalho analisou a visão de alunos brasileiros do ensino fundamental II a respeito dos sentimentos que eles tinham sobre os comportamentos de alguns professores de matemática em sala de aula. Identificou como esses comportamentos afetam o processo de aprendizagem desses alunos, gerando falhas de comunicação, indisciplina e fugas. Permitiu perceber que ocorre a personificação da própria matemática escolar na figura do professor, transferindo para o mesmo, sentimentos desagradáveis obtidos por insucessos. Ficou evidenciado que as relações vivenciadas em sala de aula transpassam a dimensão afetiva. Foi constatado que o comportamento de um afeta o comportamento do outro.
Fecha
2018
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Afectividad | Interacciones | Otra (fuentes) | Práctica del profesor
Enfoque
Nivel educativo
Educación media, bachillerato, secundaria superior (16 a 18 años) | Educación secundaria básica (12 a 16 años)
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Editores (capítulo)
Lista de editores (capitulo)
Arturo, Luis y Páges, Daniela
Título del libro
Acta Latinoamericana de Matemática Educativa
Editorial (capítulo)
Lugar (capítulo)
Rango páginas (capítulo)
741-756
ISBN (capítulo)
Referencias
Breda, A., Font, V. y Lima, V. M. R. (2015). A noção de idoneidade didática e seu uso na formação de professores de matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, 8(2), 1-41. Breda, A., Font, V. y Pino-Fan, L. (en prensa). Criterios valorativos y normativos en en la Didáctica de las Matemáticas: el caso del constructo idoneidad didáctica. Bolema Breda, A., Pino-Fan, L. y Font, V. (2017). Meta didactic-mathematical knowledge of teachers: criteria for the reflection and assessment on teaching practice. Eurasia Journal of Mathematics, Science & Technology Education, 13(6), 1893-1918. Breda, A.; Silva, J. F., y de Carvalho, M. P. (2016). A formacao de professores de matemática por competências: trajetória, estudos e perspectivas do professor Vicenc Font, Universitat de Barcelona. Revista Paranaense de Educação Matemática, 5(8), 10 - 32. Font, V. (2011). Competencias profesionales en la formación inicial de profesores de matemáticas de secundaria. Unión, 26(1), 9-25. Font, V., Breda, A. y Sala, G. (2015). Competências profissionais na formação inicial de professores de matemática. Praxis Educacional, 11(19), 17-34. Giménez, J., Font, V. y Vanegas, Y. (2013). Designing professional tasks for didactical analysis as a research process. En C. Margolinas (Ed.), Task Design in Mathematics Education. Proceedings of ICMI Study 22 (pp. 581-590). Oxford: ICMI studies. Godino, J. D., Batanero, C. y Font, V. (2007). The onto-semiotic approach to research in mathematics education. ZDM- The International Journal of Mathematics Education, 39(1), 127 – 135. Godino, J. D., Contreras, A. y Font, V. (2006). Análisis de procesos de instrucción basado en el enfoque ontológico-semiótico de la cognición matemática. Recherches en Didactiques des Mathematiques, 26(1), 39-88. Godino, J. D., Font, V., Wilhelmi, M. R. y Castro, C. (2009). Aproximación a la dimensión normativa en didáctica de las matemáticas desde un enfoque ontosemiótico. Enseñanza de las Ciencias, 27(1), 59–76. Godino, J. D., Giacomone, B., Batanero, C. y Font, V. (2017). Enfoque Ontosemiótico de los Conocimientos y Competencias del Profesor de Matemáticas. Bolema, 31(57), 90 – 113. Hill, H. C., Ball, D. L., & Schlling, S. G. (2008). Unpacking pedagogical content knowledge of students. Journal for Research in Mathematics Education, 39(4), 372–400. Pino-Fan, L., Assis, A. y Castro, W. F. (2015). Towards a methodology for the characterization of teachers’ didactic mathematical knowledge. Eurasia Journal of Mathematics, Science & Technology Education, 11(6), 1429- 1456. Pino-Fan, L., Breda, A. y Font, V. (2017). Mathematics teachers’ knowledge and competences model based on the onto-semiotic approach, en Kaur, B., Ho, W.K., Toh, T. L., & Choy, B. H. (Eds.), Proceedings of the 41st Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 4, pp. 33-40). Singapore: PME. Pino-Fan, L., Godino, J. D. y Font, V. (2016). Assessing key epistemic features of didactic-mathematical knowledge of prospective teachers: the case of the derivative. Journal of Mathematics Teacher Education. https://doi.org/10.1007/s10857-016-9349-8. Pochulu, M., Font, V. y Rodríguez, M. (2016). Desarrollo de la competencia en análisis didáctico de formadores de futuros profesores de matemática a través del diseño de tareas. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa-RELIME, 19(1), 71-98. Ramos, A. B. y Font, V. (2008). Criterios de idoneidad y valoración de cambios en el proceso de instrucción matemática. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa-RELIME, 11(2), 233-265. Rowland, T., Huckstep, P., & Thwaites, A. (2005). Elementary teachers’ mathematics subject knowledge: The knowledge quartet and the case of Naomi. Journal of Mathematics Teacher Education, 8(3), 255-281. Rubio, N. (2012). Competencia del profesorado en el análisis didáctico de prácticas, objetos y procesos matemáticos. Tesis de doctorado no publicada, Universitat de Barcelona. España. Seckel, M. J. (2016). Competencia en análisis didáctico en la formación inicial de profesores de educación general básica con mención en matemática. Tesis de doctorado no publicada, Universitat de Barcelona. España. Seckel. M. J. y Font, V. (2015). Competencia de reflexión en la formación inicial de profesores de matemática en Chile. Praxis Educacional, 11(19), 55-75. Schoenfeld, A. y Kilpatrick, J. (2008). Towards a theory of profiency in teaching mathematics. En D. Tirosh, & T. L. Wood (Eds.), Tools and processes in mathematics teacher education (pp. 321-354). Rotterdam: Sense Publishers. Schön, D. (1983). The reflective practitioner. New York: Basic Books. Shulman, L. S. (1987). Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57(1), 1-22 Stahnke, R., Schueler, S., & Roesken-Winter, B. (2016). ZDM Mathematics Education 48(1), 1-27.
Proyectos
Cantidad de páginas
16