Bezerra, Odenise Maria; Souza, Kaline; Mendes, Iran Abreu (2013). A leitura e a interpretaçao de glossários de matemática no ensino fundamental com professores e alunos. En SEMUR, Sociedad de Educación Matemática Uruguaya (Ed.), VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 2240-2249). Montevideo, Uruguay: SEMUR.
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 254Kb |
URL Oficial: http://cibem.org/
Resumen
O presente trabalho discute as possibilidades do uso de glossários de matemática em sala de aula, onde busca a capacidade de recorrer a diferentes linguagens, comunicando-se com eficácia em diferentes situações sociais, neste caso, com um grupo de professores - anos iniciais e com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, da rede pública de ensino. Esta pesquisa tem o apoio do Programa Observatório da Educação (CAPES/INEP) e com o Grupo de Estudos CONTAR (PPGED/UFRN). Almejamos como resultados parciais um texto explicativo contendo um glossário de matemática a partir de consulta a dicionários de português e dicionários técnicos, com atividades para os professores e alunos participantes deste trabalho. Os resultados, até agora, obtidos se mostram de extrema importância para futuros e atuais professores de matemática e principalmente para estudantes do Ensino Fundamental, além de pesquisadores em Educação Matemática.
Tipo de Registro: | Contribución a Actas de Congreso |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 02. Centro educativo > Gestión y organización del centro > Proyecto educativo de centro 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipos de estudio > Experimento de enseñanza 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipos de estudio > Investigación-acción |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 19005 |
Depositado Por: | Monitor Funes 1 |
Depositado En: | 24 Jul 2020 23:18 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 24 Jul 2020 23:18 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento