Toques em tela de tablets e domínios de aprendizagem em geometria
Tipo de documento
Lista de autores
Assis, Alexandre Rodrigues de, Silva, Bárbara Caroline C. C. da y Bairral, Marcelo Almeida
Resumen
Os dispositivos móveis são recursos, cada vez mais, comuns em nosso cotidiano. A sala de aula também se encontra permeada por esse tipo de tecnologia. Estudar de que modo podemos utilizar dispositivos, com toques em tela, no aprendizado matemático constitui um dos focos de pesquisa dos autores deste artigo. O presente trabalho ilustra parte de um experimento no qual um licenciando em matemática realiza a construção de um trapézio isósceles no software Sketchometry. Mediante análise de vídeo, são destacados dois domínios para o aprimoramento de conceitos geométricos: o construtivo e o relacional. Ressalta-se a importância deste tipo de atividade para o desenvolvimento do raciocínio matemático, de acordo com o domínio desejado de ser explorado pelo docente.
Fecha
2016
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Motivación | Otro (dispositivos) | Relaciones geométricas | Software | Unidimensional
Enfoque
Nivel educativo
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Referencias
ARZARELLO, F.; BAIRRAL, M.; DANÉ, C. Moving from dragging to touchscreen: geometrical learning with geometric dynamic software. Teaching Mathematics and its Applications, v. 33, n. 1, p. 39-51, 2014. DOI: 10.1093/tea mat/hru002. ARZARELLO, F.; ROBUTTI, O. Multimodality in multi representational environments. ZDM, v. 42, n. 7, p.715-731, 2010. BAIRRAL, M. A. Mãos, toques em telas de dispositivos móveis e aprendizagem matemática. Pátio, 2016. No prelo. BAIRRAL, M. A. Do clique ao touchscreen: Novas formas de interação e de aprendizado matemático. 36A REUNIÃO NACIONAL DA Anped, Anais ..., Goiânia 2013. BAIRRAL, M. A; ASSIS, A. R.; SILVA, B. C.C. Mãos em ação em dispositivos touchscreen na educação matemática. Rio de J aneir o: Edur , 2015a. BAIRRAL, M. A., ASSIS, A., SILVA, B. C. C. Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreen. RBECT, v. 8, n. 4, p. 39-74, 2015b. doi: 10.3895/rbect.v8n4.1754 BOLITE FRANT, J. B. Corpo e tecnologia: Implicações para cognição matemática. 2002, Disponível em: . Acessado em: dez. de 2014. BOLITE FRANT, J. B. Linguagem, Tecnologia e Corporeidade: Produção de significados para o tempo em gráficos cartesianos. 2011. Disponível em: . Acessado em: jan. de 2015. BOTZER, G.; YERUSHALMY, M. Embodied Semiotic Activities and Their Role in the Construction of Mathematical Meaning of Motion Graphs. Int J Comput Math Learning 13, p. 111–134, 2008. DOI 10.1007/s10758-008-9133-7. DAMÁSIO, A. R. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. Trad. portuguesa Dora Vicente e Georgina Segurado. São Paulo: Companhia das Letras, 2014. DAMÁSIO, A. R. O mistério da consciência: Do corpo e das emoções ao conhecimento de si. Trad. Laura Teixeira. 10ª Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. HOSTETTER, A. B.; ALIBALI, M. W. Visible embodiment: Gestures as simulated action. Psychonomic Bulletin & Review, v. 15, n. 3, p. 495-514, 2008. RADFORD, L. Towards an embodied, cultural, and material conception of mathematics cognition. ZDM Mathematics Education, v. 46, n. 3, p. 349-361. 2014. YOOK, H. A study on the types of interactive motions in Mobile touch interface. 2009. PhD Dissertation in Engeniering. Hongik University, Korea, 2009.