A educação matemática no contexto da etnomatemática indígena xavante: um jogo de probabilidade condicional
Tipo de documento
Lista de autores
da-Costa, Bruno José Ferreira, Tenório, Thaís y Tenório, André
Resumen
Desde 2008, por lei (Lei 11.645/08), a cultura indígena deve ser inserida no currículo da educação básica brasileira. Entretanto, propostas de inclusão fundamentadas na etnomatemática são escassas. O presente trabalho traz uma proposta de recurso didático tecnológico no contexto da etnomatemática xavante: um jogo sobre probabilidade condicional chamado “Adivinhe o número xavante”. O jogo foi desenvolvido na plataforma Scratch, concebida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) para promover a aprendizagem de programação por crianças maiores de oito anos. O jogo pode ser usado por docentes da educação básica para os alunos conhecerem mais sobre a cultura indígena brasileira e a Matemática xavante de forma lúdica, ao mesmo tempo em que estimula o raciocínio lógico-quantitativo e introduz de modo informal conceitos de probabilidade condicional.
Fecha
2014
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Etnomatemática | Probabilidad condicional | Software | Tipos de metodología
Enfoque
Nivel educativo
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Volumen
28
Número
50
Rango páginas (artículo)
1095-1116
ISSN
19804415
Referencias
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