História da formação do professor de matemática em El Salvador
Tipo de documento
Autores
Lista de autores
Candray, Jeser
Resumen
O presente artigo tem como objetivo fazer uma descrição histórica sob a formação do professor que ensina matemática em El Salvador. Para atingir este inquérito, se faz um primeiro momento um recolhido histórico iniciando com a formação docente na etapa previa à normalista a qual chamamos empírica, passando-se depois à etapa normalista que dourou mais dum século e por último fala-se da etapa profissional da formação docente nas universidades. Depois desse recolhido histórico apresentam-se os três planos de estudo mais significativos dessa formação, o plano 1992 desenvolvido na única universidade pública do país, a Universidad de El Salvador e os planos emitidos pelo Ministério da Educação que tem um caráter obrigatório.
Fecha
2017
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Enfoque
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Volumen
3
Número
3
Rango páginas (artículo)
17-39
ISSN
24476447
Referencias
El Salvador. (1983). Decreto 38, Asamblea Legislativa de El Salvador. Constitución de la República de El Salvadorde 15 de dezembro de 1983. Diario oficial, San Salvador, 16 de dezembro de 1983. Disponível em: . Acesso em 12 de junho de 2016. El Salvador. (1996). Decreto 665, Asamblea Legislativa de El Salvador. Ley de la Carrera Docente de 7 de março de 1996. Diario oficial, San Salvador, 22 de março de 1996. Disponível em: . Acesso em 12 de junho de 2016. El Salvador. (1996). Decreto 917, Asamblea Legislativa de El Salvador. Ley General de Educación de 12 de dezembro de 1996. Diario oficial, San Salvador, 21 de dezembro de 1996. Disponível em: . Acesso em 12 de junho de 2016. El Salvador. (1995). Decreto 522, Asamblea Legislativa de El Salvador. Ley de Educación Superior de 30 de novembro de 1995. Diario oficial, San Salvador, 20 de dezembro de 1995. Disponível em: . Acesso em 24 de fevereiro de 2017. EL SALVADOR. (2004). Decreto 468, Asamblea Legislativa de El Salvador. Ley de Educación Superior de 14 de outubro de 2004. Diario oficial, San Salvador, 10 de novembro de 2004. Disponível em: . Acesso em 12 de junho de 2016. El Salvador. (2012). MINED. Acordo N° 15-1046. Plan de Estudios de profesorado en Matemática. San Salvador, 31 de agosto de 2012. El Salvador. (1998a). MINED. Normas e orientaciones curriculares que habilitan para el ejercicio de la docencia en El Salvador. San Salvador, 1998 a. El Salvador. (1998b). MINED. Normas para la práctica docente, formación inicial de maestros. San Salvador, 1998 b. El Salvador. (1995). Universidad de El Salvador. Secretaría de Asuntos Académicos. Catálogo Académico de la Universidad de El Salvador 1996-1997. Editorial Universitaria. San Salvador. Setembro de 1995. CASTRO, JM; ALVARADO, CE. (1995). Origen y desarrollo histórico de la matemática en El Salvador. Editorial Universitaria, San Salvador, p. 228, primera edición. LLANES, T.O. (2013). Contribución de las iglesias protestantes al desarrollo de la educación en El Salvador. Revista Ciencia, Cultura y Sociedad, P. 17-28. LÓPEZ, C.G. (2015). Escuelas de primeras letras y Municipalidades: la educación en el siglo XIX en El Salvador. Minerva Revista en Linea, San Salvador, p. 1-20. PACHECO, R.B. (2013). Políticas docentes en Centroamérica: Tendenias nacionales en El Salvador. REDICCES, p. 1-22. PEÑA, . (2012). Escuelas Normales de El Salvador. Estudio sobre el desarrollo histórico de las Escuelas Normales de El Salvador (1858-1968). P. 215, San Salvador. PICARDO, O.; PACHECO, R.B.; ESCOBAR, J.C. (2004). Diccionario Enciclopédico de Ciencias de la Educación. Colegio García Flamenco, San Salvador, p. 387. PICARDO, O.; PACHECO, R.B. (2012). La formación de docentes en El Salvador: Retos, problemas, posibilidades. Revista Realidad y Reflexión, San Salvador, p. 16-64.