A aprendizagem da estatística na esp-bié. Uma reflexão a partir da experiência com os estudantes do curso de matemática
Tipo de documento
Autores
Lista de autores
Nascimento, Rosa Maria y Cassela, Ezequias
Resumen
Este artigo objetiva-se em apresentar os resultados das experiências de aprendizagens adquiridas pelos estudantes do curso de matemática da escola superior pedagógica do Bié, na disciplina de estatística. O estudo é quantitativo do tipo experimental, pois, descreve uma experiência com 45 estudantes afetos ao segundo ano do curso de ensino da Matemática, a partir do trabalho com dados de situações do cotidiano. Os resultados do pré-teste e pós-teste evidenciam um aumento do nível de conhecimento dos estudantes após a aplicação da estratégia. Como resultado da experiência destaca-se uma mudança de atitude e de enfoque metodológico no processamento estatístico dos dados, pois, os problemas exigiram a reflexão sobre os tipos de dados, sua estrutura, bem como encontrar padrões que caraterizam o seu comportamento, para posteriormente selecionar o modelo que mais se ajusta aos dados, com vista a correta tomada de decisões.
Fecha
2021
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Contextos o situaciones | Estadística | Inicial | Otro (paradigmas) | Reflexión sobre la enseñanza
Enfoque
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Volumen
16
Rango páginas (artículo)
1-23
ISSN
19811322
Referencias
Álvarez, J. C. (2012). Concepción teórico-metodológica del proceso de enseñanza- aprendizaje de la unidad curricular análisis del dato estadístico. Tese de doutoramento. Instituto Pedagógico Latinoamericano y Caribeño. La Habana, Cuba. André, A. L. (2018). Representação e interpretação de dados e medidas estatísticas por alunos do 3º ano do curso de matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié. Dissertação de mestrado. Universidade de Lisboa. Lisboa. Andrés, M. e Castillo, L.(2004). Bioestadística. Barcelona, Espanha. Editorial norma. Arias, F. G. (2012). El proyecto de investigación. Introducción a la metodología científica. (6ta edición). Caracas, Venezuela. Editorial Episteme. Cadima, S. (2013). Tratamento de dados no 7.º ano de escolaridade: Medidas estatísticas. (Relatório de mestrado). Universidade de Lisboa. Portugal Batanero, C., e Godino, J. D. (2001). Análisis de datos y su didáctica. Departamento de Didáctica de la Matemática, Universidad de Granada. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/273453581_Analisis_de_datos_y_su_dida ctica. Cassinela, E. N. (2016). Modelo didáctico para el proceso de enseñanza y aprendizaje de la Estadística Descriptiva en la formación de profesores de Geografía en el ISCED-Huambo. (Tese de doutoramento). Universidad de ciencias pedagógicas Enrique José Varona. La Habana, Cuba. Jacinto, O. P.; Borges, T. C; Arnaez, I.; Heredia, R. H. (2011). Los diseños estadísticos en la investigación pedagógica. Editorial educación cubana. La Habana, Cuba. Li, K. Y. e Shen, S. M. (1992). Students' weaknesses in statistical projects. Teaching Statistics, 14 (1), 2-8. Martín, P. J. (2006). Apuntes para el tratamiento estadístico de datos. Madrid: Editorial ISCI.Espanha Merino, B. C. (2003). Significado de las medidas de posición central para los estudiantes de la secundaria. (Tese de doutoramento). Universidade de Granada. Espanha. Morales, E. E. (2010). La estadística. Herramienta fundamental en la investigación pedagógica. (2da edición). La Habana, Cuba. Editorial Pueblo y Educación. Pollasek, A., Lina, S. y Well, A. D. (1981). Concept or computation: Students' understanding of the mean. Educational Studies in Mathematics, 12, 191-204.