Utilizando tecnologias digitais para o design de atividades abertas em matemática
Tipo de documento
Lista de autores
Figuereido, Fabiane y Groenwald, Claudia Lisete de Oliveira
Resumen
Neste artigo apresentam-se os principais resultados obtidos com uma investigação, de cunho qualitativo, que ocorreu por meio da realização de um curso de extensão, em que as atividades propostas evidenciaram a perspectiva metodológica do design de problemas com a utilização de tecnologias digitais. Nele, um grupo de alunas, de um curso de licenciatura em matemática, realizou o design de um problema do tipo aberto, que abordou um tema de relevância social. Para realizá-lo, elas executaram as fases: formação do grupo de designers; análise das necessidades; projeto/planejamento, desenvolvimento e implemntação da primeira versão do problema; discussão e reflexão sobre a experiência adquirida; avaliação da primeira versão do problema; discussão e reflexão; e realização do re-design, para obter a segunda versão do problema. A segunda versão apresentou melhorias, que tiveram por base os comentários e as sugestões feitas por outro grupo, que resolveu a primeira versão do problema, e pela pesquisadora. Por meio dessa experiência, as futuras professoras tiveram a oportunidade de trabalhar colaborativamente, de tomar decisões e de discutir e refletir, o que contribuiu para que produzissem conhecimentos relativos ao design de atividades abertas, que abordam temas de relevância social e que podem gerar a resolução de problemas, com a utilização das tecnologias digitais.
Fecha
2018
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Continua | Planteamiento de problemas | Reflexión sobre la enseñanza | Software | Teoría social del aprendizaje
Enfoque
Nivel educativo
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Volumen
7
Número
13
Rango páginas (artículo)
87-107
ISSN
22385800
Referencias
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