Cenários inclusivos para aprendizagem envolvendo Softwares acessíveis em dispositivos móveis
Tipo de documento
Autores
Lista de autores
Morais, Tula Maria Rocha, Araújo, Talita y Ahmad, Solange
Resumen
Este trabalho é resultado de estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa Rumo à Educação Inclusiva, o qual investiga os processos de ensino e de aprendizagem matemática que envolvem cenários inclusivos. O objetivo desta pesquisa é identificar, nos cenários inclusivos, os aspectos favoráveis ao processo de ensino e de aprendizagem da matemática, envolvendo alunos “diferentemente eficientes”, mediado por jogos como xilofone, Scratch e The Calculator, acessíveis em dispositivos móveis. A fundamentação teórica é baseada nos trabalhos de Papert (1985) sobre micromundo e construcionismo, Fernandes e Healy (2015) sobre cenários inclusivos e o termo “diferentemente eficientes”, Demo (2009), com suas pesquisas envolvendo aprendizagens e novas tecnologias, e Gonzáles (2002), que trata sobre educação e diversidade. Com relação aos procedimentos metodológicos, foi adotada a pesquisa bibliográfica, de modo a analisar três trabalhos desenvolvidos por pesquisadores do referido grupo de pesquisa, que exploraram o uso de dispositivos móveis para o ensino/aprendizagem da matemática, envolvendo alunos e professores da educação básica de turmas inclusivas. Os resultados encontrados indicam envolvimento significativo dos alunos “diferentemente eficientes” em atividades mediadas por jogos digitais, assim como a promoção de cenários inclusivos por meio de jogos em dispositivos móveis.
Fecha
2020
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Calculadoras | Contextos o situaciones | Diseño | Gestión de aula | Software
Enfoque
Nivel educativo
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Volumen
5
Número
1
Rango páginas (artículo)
152-172
ISSN
25255444
Referencias
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