Interação e motivação: o ensino da matemática com um objeto de aprendizagem
Tipo de documento
Autores
Kalinke, Marco Aurélio | Motta, Marcelo Souza | Panossian, Maria Lucia | Zoppo, Beatriz Maria
Lista de autores
Zoppo, Beatriz Maria, Kalinke, Marco Aurélio, Motta, Marcelo Souza y Panossian, Maria Lucia
Resumen
O trabalho analisou como os estudantes do Ensino Fundamental interagem com um Objeto de Aprendizagem (OA) criado no Scratch. Para a criação do OA foram consideradas as dificuldades dos estudantes em relação a sistemas de medidas, expressas por avaliações como o SAEB, além das orientações curriculares seguidas pelas escolas do município de Curitiba, considerando que uma delas seria o cenário da intervenção. O OA foi desenvolvido visando que os estudantes compreendessem os sistemas de medidas, comparando e estabelecendo relações entre as grandezas na resolução de problemas em diferentes contextos. Os dados foram obtidos a partir de uma intervenção realizada com 20 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, que manusearam o OA. A pesquisa deu mostras que ele pode ser um motivador nas aulas de matemática, uma vez que os estudantes demonstraram entusiasmo e interesse durante a realização da intervenção. Observou-se também que proporcionou momentos de interação e ações colaborativas entre os pares. Foi possível perceber que a sua utilização pode alterar a dinâmica do trabalho pedagógico nas aulas de Matemática, além de realçar a importância do professor no papel de mediador do processo, no sentido de priorizar a aprendizagem de conteúdos matemáticos.
Fecha
2020
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Computadores | Dificultades | Magnitudes | Motivación | Software | Unidades de medida
Enfoque
Nivel educativo
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Volumen
11
Número
6
Rango páginas (artículo)
427-444
Referencias
Borba, M. C.; Silva, R. S. R.; Gadanidis, G. (2014) Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: Sala de aula e internet em movimento. 1 ed. Belo Horizonte. Autentica. CURITIBA, Prefeitura Municipal da Educação. Currículo do Ensino Fundamental: 1º ao 9° ano, 2016. Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2017. D’AMBRÓSIO, U. A História da Matemática: Questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática. In. BICUDO, M. A. V. (Org.) Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. p. 97-115. CALEJON, L. M. C.; SILVEIRA, I. F. Os desafios da Educação Escolar na contemporaneidade: tecnologias da informação e da comunicação na educação escolar. Revista de Ensino de Ciência e Matemática (REnCiMa), V. 10, N. 1 (2019). Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2254. Acesso em: 23 abr. 2019 COSTA, R. C.; MIRADA, J.C. Avaliação e validação do jogo didático “Desafio Ciências – “Sistemas do Corpo Humano” como ferramenta para o ensino de Ciências. Revista de Ensino de Ciência e Matemática (REnCiMa), V. 9, N. 5 (2018). Disponível em:http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1545. Acesso em: 23 abr. 2019 FLÔRES, M. L. P. Metodologia para criar objetos de aprendizagem em Matemática usando combinação de ferramentas de autoria. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Setor do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2011. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2017. KALINKE, M. A.; BALBINO, R. de O. Lousas Digitais e Objetos de Aprendizagem. In: ______; MOCROSKY, L. F. (Org.). A lousa digital e outras tecnologias na Educação Matemática. Curitiba: CRV, 2016. p. 13-31 KENSKI, V. M. O novo ritmo das informações. Campinas: Papirus, 2012. (Coleção Papirus Educação) LEITE, M. D. Design da interação de interfaces educativas para o ensino de matemática para crianças e jovens surdos. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Setor do Centro de Informática, UFPE, 2007. Disponível em: . Acesso em: 08 out. 2017. LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução: COSTA, C. I da. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. ______. A máquina universo: criação, cognição e cultura informática. Tradução de: MAGNE, B. C. Porto Alegre: Artmed, 1998. ______. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. Tradução de:ROUANET, L. P. 10. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2015. MEIRELES, T. F. Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem de matemática usando o Scratch: da elaboração à construção. 165 f. Dissertação de Mestrado em Ciências e Educação Matemática – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017. MORAN, J.M. Como utilizar a internet na educação. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 26, n. 2, p. 146-153, 1997. MORO, M. L. F. Crianças com crianças aprendendo: interação social e construção cognitiva. Cadernos de Pesquisa, n. 79, nov.1991, p.31-43. MUNHOZ, A. S. Objetos de Aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2013. NASCIMENTO, A. C. A. Objetos de Aprendizagem: a distância entre promessa e realidade. In: PRATA, C. L.; AZEVEDO, A. C. de; (Org.) Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasília: MEC, SEED, 2007. PAPERT, S. A informática das crianças: repensando a escola na era da informática. Tradução de: COSTA, S. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. PORTILHO, E. Como se aprende? Estratégias, estilo e metacognição. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2011. TIKHOMIROV, O. K. The Psychological consequences of computerization. In: WERTSCH, J. V. (Ed.) The concept of activityin soviet psychology. New York: M. E. Sharpe. Inc. 1981. p. 256-278. PRENSKY, M. Digital Natives Digital Immigrants.On the Horizon: NCB University Press,v.9, n.5, p.1-6, out. 2001. Disponível em:. Acesso em: 31 jan. 2017. ______. Aprendizagem baseada em jogos digitais. Tradução de: YAMAGUTE, E. São Paulo: Senac, 2012. ______. World Changers: A bold new educational paradigm is emerging that literally has the power to help students change the world. Article in Australian Press (2017).Disponível em:. Acesso em: 11 set. 2017. SCRATCH. Descobrindo Comprimentos. Disponível em: https://scratch.mit.edu/projects/200685423/. Acesso em: 10 ago. 2020. SKOVSMOSE, O. Educação matemática crítica: a questão da democracia. 4. ed. Campinas: Papirus, 2008. YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Tradução de: BUENO, D. Porto Alegre: Penso, 2016.