O uso de feedbacks em jogos educacionais digitais para o ensino de operações básicas de matemática: um estudo exploratório
Tipo de documento
Lista de autores
Cordeiro, Edson, Sato, Gustavo, Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel y de-Carvalho, Sani
Resumen
O uso crescente de Jogos Educacionais Digitais (JEDs) impõe a necessidade de avaliar sua adequação ao contexto educacional. Dentre os diferentes elementos que caracterizam os jogos educacionais digitais, e que precisam ser considerados no processo de avaliação, destaca-se o feedback devido sua relação direta com o desempenho na aprendizagem. Sendo assim, este estudo teve como objetivo avaliar o uso do feedback em JEDs destinados ao ensino de operações básicas de matemática. O método de pesquisa foi composto por quatro etapas: elaboração do instrumento de avaliação, seleção dos JEDs, validação do instrumento e avaliação dos JEDs. O processo de avaliação dos feedbacks permitiu definir, sistematicamente, um conjunto de critérios que, ao serem aplicados a quatro JEDs, mostraram que o feedback presente nesses jogos não segue as recomendações que os tornariam mais efetivos para a aprendizagem.
Fecha
2021
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Evaluación (nociones) | Operaciones aritméticas | Otro (tipos estudio) | Software
Enfoque
Nivel educativo
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Volumen
12
Número
1
Rango páginas (artículo)
1-25
ISSN
21779309
Referencias
ANTONIO JR, W.; KISHIMOTO, T. M. Uso de games por crianças: virtualidade e simulação no espaço lúdico, São Carlos, v. 1, n. 1, 2012. In: SIED: EnPED. Anais [...] São Carlos, 2012. Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs1/index.php/sied/article/view/274. Acesso em: 13 jun. 2020. BASILI G.; CALDIERA, V. R.; ROMBACH, H. D. The goal question metric approach. Encyclopedia of software engineering, p. 528-532, 1994. BNDES. Panorama do setor de jogos digitais no Brasil. Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, Brasil. 2018. Disponível em: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/conhecimento/noticias/noticia/jogos-digitais- brasil-infografico. Acesso em: 13 jun. 2020. BROOKS, C. et al. A Matrix of Feedback for Learning. Australian Journal of Teacher Education, v. 44, n. 4, p. 2, 2019. CORBARI, G. S.; CORDEIRO, E. S. Oficinas de matemática básica por meio de recursos educacionais digitais para estudantes com deficiência intelectual. In: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO DE INOVAÇÃO DA UTFPR, Apucarana, 2018. Anais [...]. Apucarana, 2018. Disponível em: https://eventos.utfpr.edu.br//sei/sei2018/paper/viewFile/3334/529. Acesso em: 13 jun. 2020. COSTA, E. et al. Modelos de feedback para estudantes em ambientes virtuais de aprendizagem. In: JORNADA DE ATUALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, Uberlândia, v. 5, n. 1, p. 1-38, 2016. Anais […]. Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia. Porto Alegre: SBC, 2016. Disponível em: https://www.br- ie.org/pub/index.php/pie/article/view/6594. Acesso em: 13 jun. 2020. DONDLINGER, M. J. Educational video game design: A review of the literature. Journal of applied educational technology, v. 4, n. 1, p. 21-31, 2007. FARDO, M. L. A gamificação como estratégia pedagógica: estudo de elementos dos games aplicados em processos de ensino e aprendizagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2013. FEEDBACK. In: Get Looped In on 'Feedback'. Merriam-Webster's Collegiate Dictionary. Disponível em: https://www.merriam-webster.com/words-at-play/the-history-of-feedback. Consultado em: 13 jun. 2020. FITTIPALDI, C. B. Jogo e mediação social: um estudo sobre o desenvolvimento e a aprendizagem de alunos do ensino fundamental. Estudos em Avaliação Educacional, v. 20, n. 42, p. 125-150, 2009. FONSECA, J. et al. Feedback na prática letiva: Uma oficina de formação de professores. Revista Portuguesa de Educação, v. 28, n. 1, p. 171-199, 2015. FU, F. L.; SU, R. C.; YU, S. C. EGameFlow: A scale to measure learners’ enjoyment of e- learning games. Computers & Education, v. 52, n. 1, p. 101-112, 2009. HATTIE, J. Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem. Porto Alegre: Penso Editora, 2017. HATTIE, J.; TIMPERLEY, H. The power of feedback. Review of educational research, v. 77, n. 1, p. 81-112, 2007. HSIAO, H. C. A brief review of digital games and learning. In: 2007 FIRST IEEE INTERNATIONAL WORKSHOP ON DIGITAL GAME AND INTELLIGENT TOY ENHANCED LEARNING (DIGITEL'07), Jhongli City, pp. 124-129, 2007. Anais […]. Jhongli City, 2007. doi.org/10.1109/DIGITEL.2007.3 INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em leitura, matemática e ciências no Brasil. 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/- asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-em- leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil/21206. Acesso em: 01 maio 2020. JOHNSON, C. I.; BAILEY, S. KT; VAN BUSKIRK, W. L. Designing effective feedback messages in serious games and simulations: a research review. In: WOUTERS, P.; VAN OOSTENDORP, H. (eds). Instructional techniques to facilitate learning and motivation of serious games. Cham: Springer, p. 119-140. 2017. doi.org/10.1007/978-3-319-39298-1 KIRRIEMUIR, J.; MCFARLANE, A. Report 8: Literature review in games and learning. Futurelab Series, p. 1-35, 2004. LEAL, L. A. B. Jogo e educação. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 3, n. 2, 2014. MARTINS, K. N. P.; CARVALHO, C. F. Feedback nas orientações curriculares para o ensino e Aprendizagem de matemática. In: XIII COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO, Lisboa, p. 202-216, 2015. Atas [...]. Lisboa: ISPA, 2015. MATOS, E. C. do A.; LIMA, M. A. S. Jogos eletrônicos e educação: notas sobre a aprendizagem em ambientes interativos. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, n. 1, 2015. MUNIZ, C. A. Brincar e jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. NARCISS, S. Feedback strategies for interactive learning tasks. Handbook of research on educational communications and technology. v. 3, p. 125-144, 2008. NOVAK, J. Desenvolvimento de games. São Paulo: Cengage Learning. 2010. OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2002. PAULA, B. H. de; VALENTE, J. A. Jogos digitais e educação: uma possibilidade de mudança da abordagem pedagógica no ensino formal. Revista Ibero-americana de Educação, v. 70, n. 1, p. 9-28, 2016. PAULA, B. H. Jogos digitais como artefatos pedagógicos: o desenvolvimento de jogos digitais como estratégia educacional. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015. PETRI, G.; WANGENHEIM, C. G. How games for computing education are evaluated? A systematic literature review. Computers & education, v. 107, p. 68-90, 2017. PIETRUCHINSKI, M. H. et al. Os jogos educativos no contexto do SBIE: uma revisão sistemática de Literatura. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION (SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO - SBIE). Aracaju, p. 476-485, 2012. Anais [...]. Aracaju, 2011. PRENSKY, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: SENAC, 2012. RIBEIRO, R. J. et al. Teorias de Aprendizagem em Jogos Digitais Educacionais: um Panorama Brasileiro. RENOTE, v. 13, n. 1, p. 1–10, 4 ago. 2015. ROCHA, R. V. Critérios para a construção de jogos sérios. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION (SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO - SBIE), Recife, p. 947, 2017. Anais […]. Recife, 2017. dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.947 SAVI, R.; WANGENHEIM, C.; BORGATTO, A. A Model for the Evaluation of Educational Games for Teaching Software Engineering. 25th Brazilian Symposium on Software Engineering, São Paulo, p. 194-203, 2011. Anais [...], São Paulo, 2011. doi.org/10.1109/SBES.2011.27 SCHUYTEMA, P. Design de games: uma abordagem prática. São Paulo: Cengage Learning, 2008. SHUTE, V. J. Focus on formative feedback. Review of educational research, v. 78, n. 1, p. 153-189, 2008. SOUZA, F. M. G.; PAULO, J. R. Gamificação na educação: aproximações, estratégias e potencialidades. Revista ESPACIOS, v. 39, n. 40, 2018. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 2. ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora, 1988. WILIAM, D. The secret of effective feedback. Educational Leadership, v. 73, n. 7, p. 10-15, 2016.