Uma proposta para trabalhar polígonos nas aulas de matemática por meio da robótica educacional
Tipo de documento
Lista de autores
Pavanelo, Elisangela, Cayres, Henrique Maciel y dos-Santos, Rogério Rodrigues
Resumen
O presente artigo traz uma proposta de atividade que explora conceitos matemáticos de geometria, mais especificamente os polígonos, além de conceitos de programação comuns à robótica educacional. Esta proposta de trabalho está em consonância com a abordagem construcionista de Papert, uma vez que um ambiente com fundamentação robótica tipicamente requer a existência de programas responsáveis pela determinação do movimento dos robôs e é propício à experimentação. Inspirada, inicialmente, na linguagem de programação LOGO, a proposta de trabalho constitui uma sugestão de atividade para professores e estudantes da educação básica. A utilização do robô para a realização da atividade levou ao desenvolvimento de um software denominado “AutoPlay”, responsável pela comunicação entre o computador e o nosso robô. A análise dos referenciais teóricos conjuntamente com a elaboração das atividades permitiu concluirmos que, por meio destas atividades, temos a possibilidade de explorar com os alunos conceitos relacionados à matemática e programação de uma forma imersiva e relevante. Acreditamos que a presente proposta potencializa a exploração e compreensão dos conceitos, de forma a integrar elementos de robótica educacional na modernização do ensino de matemática para a educação básica.
Fecha
2022
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Formas geométricas | Informáticos (recursos centro) | Software | Tipos de metodología
Enfoque
Nivel educativo
Educación primaria, escuela elemental (6 a 12 años) | Educación secundaria básica (12 a 16 años)
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Volumen
13
Número
2
Rango páginas (artículo)
1-28
ISSN
21779309
Referencias
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