Tamayo-Osorio, Carolina (2017). A colonialidade do saber: um olhar desde a Educação Matemática. Revista Latinoamericana de Etnomatemática: Perspectivas Socioculturales de la Educación Matemática, 10(3), pp. 39-58 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 435Kb |
URL Oficial: http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RL...
Resumen
O propósito deste artigo é problematizar imagens naturalizadas sobre a matemática que na escola se processa como efeito da colonialidade do saber. Como atitude metódica orientamo-nos na perspectiva terapêutico desconstrucionista, inspirados na forma de fazer e pensar filosofia terapêutico-gramatical do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein e da filosofia desconstrucionista do filósofo franco-argelino Jacques Derrida. Alinhando-nos à crítica desconstrucionista da tradição metafísica do pensamento ocidental realizada de modos distintos pelos dois filósofos, procuramos articular as impossibilidades de estar plenamente dentro ou inteiramente fora das formas de vida e questionar as instabilidades entre as supostas fronteiras que separam um dentro de um fora da escola.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Etnomatemática |
Nivel Educativo: | Título de grado universitario |
Código ID: | 12837 |
Depositado Por: | Sileni Carranza |
Depositado En: | 30 Ene 2019 16:51 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 30 Ene 2019 16:51 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento