Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

A colonialidade do saber: um olhar desde a Educação Matemática

Tamayo-Osorio, Carolina (2017). A colonialidade do saber: um olhar desde a Educação Matemática. Revista Latinoamericana de Etnomatemática: Perspectivas Socioculturales de la Educación Matemática, 10(3), pp. 39-58 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

435Kb

URL Oficial: http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RL...

Resumen

O propósito deste artigo é problematizar imagens naturalizadas sobre a matemática que na escola se processa como efeito da colonialidade do saber. Como atitude metódica orientamo-nos na perspectiva terapêutico desconstrucionista, inspirados na forma de fazer e pensar filosofia terapêutico-gramatical do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein e da filosofia desconstrucionista do filósofo franco-argelino Jacques Derrida. Alinhando-nos à crítica desconstrucionista da tradição metafísica do pensamento ocidental realizada de modos distintos pelos dois filósofos, procuramos articular as impossibilidades de estar plenamente dentro ou inteiramente fora das formas de vida e questionar as instabilidades entre as supostas fronteiras que separam um dentro de um fora da escola.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Etnomatemática
Nivel Educativo:Título de grado universitario
Código ID:12837
Depositado Por:Sileni Carranza
Depositado En:30 Ene 2019 16:51
Fecha de Modificación Más Reciente:30 Ene 2019 16:51
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario