Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

A matemática no currículo das escolas indígenas: um desafio da Educação Matemática

Lacerda, Neomar; Souza, María; de Oliveira, Rachel (2017). A matemática no currículo das escolas indígenas: um desafio da Educação Matemática. Revista Latinoamericana de Etnomatemática: Perspectivas Socioculturales de la Educación Matemática, 10(3), pp. 149-166 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

288Kb

URL Oficial: http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RL...

Resumen

Este estudo é uma reflexão acerca do “lugar” da matemática no currículo das escolas indígenas, ao considerar os anseios e demandas desses povos quanto à construção de um currículo que respeite e valorize as tradições do grupo, e teve por objetivo analisar o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. A abordagem metodológica consiste numa pesquisa qualitativa e, para tanto, utilizamos da análise documental, da qual emergiram como categorias de análise: o sentido do estudo da matemática indígena e da matemática não indígena; o caráter multicultural da matemática indígena; e os saberes matemáticos dos estudantes indígenas constituídos na vida em comunidade. A análise revelou que o ensino de matemática tal qual é proposto no currículo das escolas indígenas se sustenta pela situação de contato entre os índios e a sociedade mais ampla, e a necessidade da operacionalização de um currículo que respeite a multiculturalidade própria de cada grupo étnico.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Metodologías > Otro (metodologías)
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Etnomatemática
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
09. Currículo
Nivel Educativo:Título de grado universitario
Código ID:12843
Depositado Por:Sileni Carranza
Depositado En:31 Ene 2019 11:31
Fecha de Modificación Más Reciente:31 Ene 2019 11:31
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario