Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Artesanatos paiter suruí: etnomatemática na aldeia

Ferreira, Antonio; Linhares, José Roberto (2018). Artesanatos paiter suruí: etnomatemática na aldeia. En Serna, Luis Arturo; Páges, Daniela (Eds.), Acta Latinoamericana de Matemática Educativa (pp. 671-679). México, DF: Comité Latinoamericano de Matemática Educativa.

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

897Kb

Resumen

Neste trabalho investigamos o uso do artesanato da etnia Paiter Suruí na escola situada na aldeia Paiter da linha 9, na Terra Indígena Sete de Setembro, no Brasil. Abordamos a contextualização nas aulas de matemática, tendo a etnomatemática como ferramenta para a prática pedagógica, evidenciando o uso da cultura e dando ênfase à matemática inserida no cotidiano da comunidade. Buscamos enfatizar a arte deste povo indígena no que diz respeito à confecção de artesanato. Para isto, acompanhamos a aula de um professor indígena que usou o artesanato como material didático para trabalhar questões da matemática escolar em sala de aula.

Tipo de Registro:Capítulo o Sección de un Libro
Términos clave:12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Etnomatemática
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Empírico
03. Aula > Recursos didácticos > Materiales manipulativos
Nivel Educativo:Todos los niveles educativos
Código ID:13473
Depositado Por:Sileni Carranza
Depositado En:16 May 2019 11:00
Fecha de Modificación Más Reciente:16 May 2019 11:00
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario