França, Susana; Garcia, Angélica; Esteves, Maria (2019). Conhecimentos de professores de matemática para os anos iniciais do ensino fundamental sobre o conceito de área e seu ensino. En Pérez-Vera, Iván Esteban; García, Daysi (Eds.), Acta Latinoamericana de Matemática Educativa (pp. 504-512). México, DF: Comité Latinoamericano de Matemática Educativa.
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 1547Kb |
URL Oficial: http://clame.org.mx/actas/
Resumen
Apresentamos um estudo acerca dos conhecimentos a respeito de área de figuras planas explicitados por um grupo de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola privada em São Paulo - Brasil. As respostas a questões didáticas e de conteúdo foram analisadas á luz do Conhecimento Profissional Docente. Respostas ao questionário inicial revelaram concepções inconsistentes sobre os conhecimentos relativos às noções de área e seu ensino e evidenciaram a necessidade de refletir coletivamente, em processos formativos que discutam possibilidades para o cálculo de área por meio da utilização do quadriculado, da reconfiguração de figuras e das fórmulas.
Tipo de Registro: | Contribución a Actas de Congreso |
---|---|
Términos clave: | 05. Profesor 06. Aprendizaje > Cognición > Conocimiento 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Metodologías > Otro (metodologías) 13. Matemáticas escolares > Medida > Cálculo de medidas 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > _Otro (fuentes de información) |
Nivel Educativo: | Formación Profesional Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 14075 |
Depositado Por: | Sileni Carranza |
Depositado En: | 17 Sep 2019 16:10 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 17 Sep 2019 16:10 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento