Dias, Ana Karine (2018). Um modelo de atividade com radicais: possibilidade de explorar o raciocínio abdutivo e a criatividade nas aulas de matemática. En Gaita, Cecilia; Flores, Jesús; Ugarte, Francisco; Quintanilla, Cerapio (Eds.), IX Congreso Internacional sobre Enseñanza de las Matemáticas (pp. 39-51). Huancavelica: Universidad Nacional de Huancavelica.
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 484Kb |
URL Oficial: http://congreso.pucp.edu.pe/xciem/
Resumen
Este artigo tem como objetivo discutir uma possibilidade de explorar o raciocínio abdutivo nas aulas de matemática com ênfase na criação de um modelo de atividade interdisciplinar. Para alcançá-lo, modelamos uma atividade envolvendo o objeto matemático, radical, conteúdo referente ao 9o ano do ensino fundamental, associando-o com as disciplinas de história, artes, física e geografia usando como tema gerador o número, a razão e o retângulo áureo presentes em obras renascentistas. Analisamos os aspectos abdutivos e criativos que poderão ser explorados tomando como aporte teórico a semiótica desenvolvida por Charles Sanders Peirce e o pensamento formal de Gilles Gaston Granger. Como resultado inferimos que embora o conteúdo tenha regras e procedimentos formais é possível o desenvolvimento de atividades que viabilizem significados e sentidos para os estudantes; a possibilidade de criar projetos em que o tema gerador seja um objeto matemático.
Tipo de Registro: | Contribución a Actas de Congreso |
---|---|
Términos clave: | 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Modelización 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Razonamiento > _Otro (razonamiento) 13. Matemáticas escolares > Números > Estructuras numéricas 13. Matemáticas escolares > Números > Relaciones numéricas > Razón y proporcionalidad 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 17277 |
Depositado Por: | Monitor Funes 3 |
Depositado En: | 05 Jun 2020 21:42 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 05 Jun 2020 21:42 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento