Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Um modelo de atividade com radicais: possibilidade de explorar o raciocínio abdutivo e a criatividade nas aulas de matemática

Dias, Ana Karine (2018). Um modelo de atividade com radicais: possibilidade de explorar o raciocínio abdutivo e a criatividade nas aulas de matemática. En Gaita, Cecilia; Flores, Jesús; Ugarte, Francisco; Quintanilla, Cerapio (Eds.), IX Congreso Internacional sobre Enseñanza de las Matemáticas (pp. 39-51). Huancavelica: Universidad Nacional de Huancavelica.

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

484Kb

URL Oficial: http://congreso.pucp.edu.pe/xciem/

Resumen

Este artigo tem como objetivo discutir uma possibilidade de explorar o raciocínio abdutivo nas aulas de matemática com ênfase na criação de um modelo de atividade interdisciplinar. Para alcançá-lo, modelamos uma atividade envolvendo o objeto matemático, radical, conteúdo referente ao 9o ano do ensino fundamental, associando-o com as disciplinas de história, artes, física e geografia usando como tema gerador o número, a razão e o retângulo áureo presentes em obras renascentistas. Analisamos os aspectos abdutivos e criativos que poderão ser explorados tomando como aporte teórico a semiótica desenvolvida por Charles Sanders Peirce e o pensamento formal de Gilles Gaston Granger. Como resultado inferimos que embora o conteúdo tenha regras e procedimentos formais é possível o desenvolvimento de atividades que viabilizem significados e sentidos para os estudantes; a possibilidade de criar projetos em que o tema gerador seja um objeto matemático.

Tipo de Registro:Contribución a Actas de Congreso
Términos clave:06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Modelización
06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Razonamiento > _Otro (razonamiento)
13. Matemáticas escolares > Números > Estructuras numéricas
13. Matemáticas escolares > Números > Relaciones numéricas > Razón y proporcionalidad
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:17277
Depositado Por:Monitor Funes 3
Depositado En:05 Jun 2020 21:42
Fecha de Modificación Más Reciente:05 Jun 2020 21:42
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario