Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Caracterização dos registros semióticos presentes na aprendizagem da porcentagem

Scheffer, Suelen Maggi; Thadeu, Méricles (2013). Caracterização dos registros semióticos presentes na aprendizagem da porcentagem. En SEMUR, Sociedad de Educación Matemática Uruguaya (Ed.), VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 1076-1083). Montevideo, Uruguay: SEMUR.

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

281Kb

URL Oficial: http://cibem.org/

Resumen

O presente trabalho procura discernir e caracterizar os registros semióticos presentes na aprendizagem da noção de porcentagem no ensino fundamental. Tal objetivo tem por base a teoria semiótica de aprendizagem de Raymond Duval que repousa, de forma fundamental, na coordenação entre registros. Para este autor, quanto maior a diversidade de registros e a coordenação entre eles, maiores são as possibilidades de aprendizagem do conceito envolvido. Para coordenar dois registros é necessário saber operar em cada um desses registros e fazer a associação dessas operações nos registros envolvidos: é o que pretende este estudo que é parte de um estudo mais amplo que visa compreender a aprendizagem da porcentagem no ensino fundamental.

Tipo de Registro:Contribución a Actas de Congreso
Términos clave:11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Semiótica
13. Matemáticas escolares > Números > Relaciones numéricas > Razón y proporcionalidad
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
13. Matemáticas escolares > Números > Operaciones aritméticas
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:18155
Depositado Por:Monitor Funes 1
Depositado En:02 Ago 2020 17:31
Fecha de Modificación Más Reciente:02 Ago 2020 17:31
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario