Scheffer, Suelen Maggi; Thadeu, Méricles (2013). Caracterização dos registros semióticos presentes na aprendizagem da porcentagem. En SEMUR, Sociedad de Educación Matemática Uruguaya (Ed.), VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 1076-1083). Montevideo, Uruguay: SEMUR.
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 281Kb |
URL Oficial: http://cibem.org/
Resumen
O presente trabalho procura discernir e caracterizar os registros semióticos presentes na aprendizagem da noção de porcentagem no ensino fundamental. Tal objetivo tem por base a teoria semiótica de aprendizagem de Raymond Duval que repousa, de forma fundamental, na coordenação entre registros. Para este autor, quanto maior a diversidade de registros e a coordenação entre eles, maiores são as possibilidades de aprendizagem do conceito envolvido. Para coordenar dois registros é necessário saber operar em cada um desses registros e fazer a associação dessas operações nos registros envolvidos: é o que pretende este estudo que é parte de um estudo mais amplo que visa compreender a aprendizagem da porcentagem no ensino fundamental.
Tipo de Registro: | Contribución a Actas de Congreso |
---|---|
Términos clave: | 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Semiótica 13. Matemáticas escolares > Números > Relaciones numéricas > Razón y proporcionalidad 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 13. Matemáticas escolares > Números > Operaciones aritméticas |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 18155 |
Depositado Por: | Monitor Funes 1 |
Depositado En: | 02 Ago 2020 17:31 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 02 Ago 2020 17:31 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento