Bicho, José Sávio; Linhares, José Roberto (2017). Saberes tradicionais e saberes matemáticos escolares: produzindo diálogos na ação formativa de professores indígenas. En REDUMATE, Red de Educación Matemática de América Central y El Caribe (Ed.), II Congreso de Educación Matemática de América Central y El Caribe (pp. 1-8). México: Comité Interamericano de Educación Matemática.
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 449Kb |
URL Oficial: http://ciaem-redumate.org/cemacyc/
Resumen
Neste texto temos como objetivo investigar de que forma acadêmicos indígenas articulam saberes tradicionais e saberes escolares, tendo em vista a construção de uma pedagogia diferenciada para o ensino de matemática na Educação Escolar Indígena. Esta pesquisa é classificada como qualitativa e de cunho interpretativo, analisando desenhos e textos de dois acadêmicos indígenas da Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá. As reflexões teóricas estão situadas no campo da Etnomatemática, a qual busca reconhecer e valorizar a matemática produzida e utilizada por diferentes grupos socioculturais. As análises, em construção, permitem inferir que a formação de professores indígenas promove diálogos entre saberes/fazeres indígenas e saberes matemáticos escolares, o que possibilita novos/outros modos de ser/estar professor na escola indígena e favorece a promoção de práticas pedagógicas interculturais para o ensino de matemática.
Tipo de Registro: | Contribución a Actas de Congreso |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Etnomatemática 05. Profesor > Formación de profesores > Inicial 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Paradigmas de investigación > Interpretativo |
Nivel Educativo: | Título de grado universitario |
Código ID: | 18844 |
Depositado Por: | Monitor Funes 2 |
Depositado En: | 31 Jul 2020 08:17 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 31 Jul 2020 08:17 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento