Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Saberes tradicionais e saberes matemáticos escolares: produzindo diálogos na ação formativa de professores indígenas

Bicho, José Sávio; Linhares, José Roberto (2017). Saberes tradicionais e saberes matemáticos escolares: produzindo diálogos na ação formativa de professores indígenas. En REDUMATE, Red de Educación Matemática de América Central y El Caribe (Ed.), II Congreso de Educación Matemática de América Central y El Caribe (pp. 1-8). México: Comité Interamericano de Educación Matemática.

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

449Kb

URL Oficial: http://ciaem-redumate.org/cemacyc/

Resumen

Neste texto temos como objetivo investigar de que forma acadêmicos indígenas articulam saberes tradicionais e saberes escolares, tendo em vista a construção de uma pedagogia diferenciada para o ensino de matemática na Educação Escolar Indígena. Esta pesquisa é classificada como qualitativa e de cunho interpretativo, analisando desenhos e textos de dois acadêmicos indígenas da Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá. As reflexões teóricas estão situadas no campo da Etnomatemática, a qual busca reconhecer e valorizar a matemática produzida e utilizada por diferentes grupos socioculturais. As análises, em construção, permitem inferir que a formação de professores indígenas promove diálogos entre saberes/fazeres indígenas e saberes matemáticos escolares, o que possibilita novos/outros modos de ser/estar professor na escola indígena e favorece a promoção de práticas pedagógicas interculturais para o ensino de matemática.

Tipo de Registro:Contribución a Actas de Congreso
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Etnomatemática
05. Profesor > Formación de profesores > Inicial
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Paradigmas de investigación > Interpretativo
Nivel Educativo:Título de grado universitario
Código ID:18844
Depositado Por:Monitor Funes 2
Depositado En:31 Jul 2020 08:17
Fecha de Modificación Más Reciente:31 Jul 2020 08:17
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario