Figueiredo, Flávia Cristina; Alves, Romélia Mara (2013). As práticas de ensino na percepção dos estudantes da Licenciatura em Matemática da UFSJ. En SEMUR, Sociedad de Educación Matemática Uruguaya (Ed.), VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 4287-4296). Montevideo, Uruguay: SEMUR.
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 276Kb |
URL Oficial: http://cibem.org/
Resumen
O presente texto apresenta as respostas que os alunos matriculados nas disciplinas de prática de ensino da Licenciatura em Matemática da UFSJ registraram em um questionário aplicado no primeiro semestre de 2011, bem como as análises qualitativas empreendidas na busca por compreender a percepção desses estudantes a respeito das práticas de ensino. A análise das respostas mostrou que, para esses licenciandos, há um relativo distanciamento entre os conteúdos das disciplinas de prática de ensino e a realidade das escolas. Por outro lado, essas unidades curriculares trabalhariam mais próximas ao ensino de matemática que eles pretendem empreender e mais distantes daquelas práticas que eles vivenciaram como alunos na escola básica. Outro resultado importante que extrapola os objetivos da pesquisa aponta para a importância do professor da universidade como formador de professores de matemática.
Tipo de Registro: | Contribución a Actas de Congreso |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Contenidos 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 05. Profesor > Formación de profesores > Inicial 05. Profesor > Desarrollo del profesor |
Nivel Educativo: | Título de grado universitario |
Código ID: | 19689 |
Depositado Por: | Monitor Funes 1 |
Depositado En: | 13 Jul 2020 00:33 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 13 Jul 2020 00:33 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento