Sales, Antonio (2013). A argumentação no estudo da geometria analítica por acadêmicos de licenciatura. En SEMUR, Sociedad de Educación Matemática Uruguaya (Ed.), VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 2216-2223). Montevideo, Uruguay: SEMUR.
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Resumen
O presente texto é o relato de uma pesquisa qualitativa descritiva realizada com acadêmicos do primeiro do curso de Computação-Licenciatura da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. A pesquisa teve por objetivo analisar a contribuição da argumentação no estudo da geometria analítica a partir da resolução de problemas em grupo e as análises apontam para a presença da argumentação racional, porém, concomitante com dificuldades de ordem conceitual que dificultam o embate e a busca pelo convencimento. A teoria de análise é composta por elementos da Teoria Antropológica do Didático no que diz respeito à classificação de problemas matemáticos e definição de processo de estudo e por elementos das teorias da argumentação que a abordam sob as perspectivas da Lingüística e da Lógica.
Tipo de Registro: | Contribución a Actas de Congreso |
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Términos clave: | 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Procesos de justificación 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Teorías sociológicas 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas 13. Matemáticas escolares > Geometría > Geometría analítica |
Nivel Educativo: | Título de grado universitario |
Código ID: | 19785 |
Depositado Por: | Monitor Funes 1 |
Depositado En: | 09 Jul 2020 17:47 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 09 Jul 2020 17:47 |
Valoración: |
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